Publicidade

13 de Junho: a Banda que brilha em todos os concursos

 

Banda 13 de Junho saúda o povo iconhense na festa da cidade neste dia 03 de julho, data que o município completa 93 anos

 

A Banda Musical “13 de Junho” é de Iconha e com certeza, nasceu com intuito de brilhar, abrilhantar, enriquecer os festejos das cidades, marcar um tempo, ganhar prêmios, alegrar, festejar e encantar toda e qualquer plateia. Foi registrada como pessoa jurídica na década de 80, porém há registro no instituto histórico de Iconha que a banda já existia desde a década de 50.

De acordo com o maestro, Gabriel Maroni, em 2009 ele assumiu a Banda como Regente, naquele ano, a 13 de Junho sofreu algumas alterações na diretoria que, atualmente tem como presidente e vice: Rainer Mozer e Lucas Furlan.

A Banda 13 de Junho orgulha todo o sul do Estado pelas suas belas apresentações. É ganhadora de diversos prêmios na categoria Banda Musical de Marcha Sênior, entre eles: o 1° Lugar no Concurso de Fanfarras e Bandas de Caieiras/SP, (maior concurso do Brasil na atualidade) 2015. Levou também o 1° Lugar no Concurso de Fanfarras e Bandas de Castelo/EE; (este concurso só teve uma edição). Carimbou também o 1° Lugar Gera do Concurso Piúma/ES também com uma única edição. No Confabani em Itapemirim já se consagrou campeão por oito vezes no Concurso de Fanfarras e Bandas de Itapemirim (2010; 2011; 2012; 2013; 2014; 2015; 2016). Nesse ano, a Banda conquistou as seguintes colocações no concurso: 1° Lugar Corpo Coreográfico: Coreógrafa – Maysa Brisson; 1° Lugar Regente Mór: Leandro Ganzarólli, 1° Lugar Balizador: Renatinho, 1° Lugar Baliza: Laila Carobin, 1° Lugar Regência (Maestro): Gabriel Maroni, 1° Lugar Corpo Musical, 1° Lugar Geral (soma de todos os quesitos de todas as corporações).

Para o regente a Banda Municipal é uma importante representante da identidade cultural do município. “Atualmente com a sede no Espaço Cultural Zoé Rodrigues Misságia, a Banda recebe alunos de diversas idades a partir de 10 anos de idade. Na festa da cidade, não tenham dúvida vamos fazer uma apresentação digna dos aplausos da nossa gente. Temos muito orgulho de cada apresentação e mostramos o que aprendemos e amamos fazer”, disse Gabriel.

A Banda Musical é mantida pela Prefeitura Municipal de Iconha e recebe anualmente apoio da Câmara dos Vereadores, além do apoio incondicional da população Iconhense. “Além da importância cultural, a banda de música exerce um papel social importantíssimo propiciando além do lazer, a oportunidade para seus integrantes exercerem uma atividade sadia desenvolvendo além da música, o civismo, valores sociais, morais e éticos. E ao público propicia a oportunidade de receber música de qualidade, lazer e ser uma referência cultural para população local’, Ressaltou Maroni .

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *