Publicidade

250 kg de polenta na 12º Festa da Imigração Italiana

A festa irá acontecer neste final de semana, 02 e 03 de setembro, com diversas atividades.

O tombo da polenta será a primeira atividade da programação oficial da 12ª Festa da Imigração Italiana de Alto Pongal, no interior de Anchieta. Após o tombo, os visitantes poderão degustar a iguaria, cujo ingrediente principal, o milho, é cultivado na própria comunidade. Segundo os organizadores, durante todo o dia do evento serão preparados 250 kg de polenta.

O prato típico e carro chefe da festa será comercializado nas versões mole à bolonhesa, frito e mole com queijo. Além dele, a praça gastronômica irá vender capellet, linguiça frita, queijo e macarrão à bolonhesa.

Os moradores da localidade estão se empenhando para preparar as comidas típicas e enfeitar as casas para o evento, além de confeccionar os carros para o desfile da Caretela Italiana.

A pequena vila de descendentes italianos estará enfeitada com as cores do país de origem dos seus ancestrais. Nesses dias haverá fartura de comidas típicas, vinho, além do tradicional desfile da Caretela Italina.

Durante todo o dia haverá shows e apresentações culturais, além do desfile para escolha da ‘bela bambina’, a jovem mais bela que irá representar a comunidade. A programação contará ainda com moda de viola e show com diversas bandas.

 

Desfile regado a vinho

A Caretela da Imigração, que também acontece no domingo (03), é um desfile Italiano, que reúne mais de sete mil pessoas, vestidos a caráter, que passeiam em carros alegóricos decorados com distribuição de vinho. Nos últimos anos, a caretela vem contando a história da imigração na região. Nesta edição irá abordar sobre a história da educação na localidade.

O desfile é animado com muita música, regado a vinho e comidas típicas italianas. Os participantes que adquiriam o passaporte (abadá), desfilam na caretela com direito a comidas típicas e vinho de graça durante o percurso.

Caminhada para relembrar o percurso dos imigrantes

No mesmo final de semana acontece a 13ª Caminhada Os Passos dos Imigrantes, que inicia na sede de Anchieta e percorre, durante dois dias, 41 quilômetros até a comunidade de Alto Pongal, onde os participantes são recepcionados. As inscrições para a caminhada dever ser feita no Centro Cultural Anchieta (28 3536-3667).

 

Confira a programação

Sábado – 02/09

07h- Início da 13º Caminhada dos Passos dos Imigrantes (Praça dos Imigrantes, em Anchieta)

19h- Santa Missa na igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Alto Pongal

23h- Show com Musical Prateado e banda Aço Doce – ginásio de esportes de Alto Pongal

 

Domingo – 03/09

09h- Abertura do Espaço Gastronômico com o Tombo da Polenta

10h- Desfile das La Bellas Bambinas

11h- Recepção dos Andarilhos da Caminha Passos dos Imigrantes

11h30- Almoço com apresentação do grupo de dança Picoli Degraneli

13h- Show com Ney da Viola e Amarildo

16h- Caretela da Imigração Italiana

17h- Show com Giocco di Mora

19h- Show com banda KS10

20h- Tradicional Sopão do Nonno

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *