Abertura de Seminário é marcada por acordo para desenvolvimento sustentável na região do Santuário

O evento celebra os 80 anos de criação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e os 90 anos do retorno da Companhia de Jesus para o Estado do Espírito Santo

A Cerimônia de abertura do Seminário Jesuítas do Brasil: Legado para o Patrimônio Histórico aconteceu no final da tarde desta segunda-feira (31), no Centro Cultural “Thiago Bezerra Leite”.
O encontro celebra os 80 anos de criação do Iphan e os 90 anos do retorno da Companhia de Jesus para o Estado do Espírito Santo.
Antes de iniciar a solenidade, os participantes se encantaram com a apresentação do Grupo de Jongo Tambores Mirins da Escola de São Mateus, interior do município de Anchieta.
A mesa de abertura da solenidade foi composta pelo vice-governador, César Conalgo, pela presidente do Iphan, Kátia Bogéa, pelo prefeito de Anchieta, Fabrício Petri, pelo superintendente do Sebrae, José Eugenio Vieira, e pelo reitor do Santuário Nacional, Pe. César Augusto dos Santos.
Para marcar este importante momento do Santuário Nacional, durante a cerimônia foi firmado um acordo de Cooperação Técnica para a elaboração e implantação de um plano integrado de ações técnicas de desenvolvimento sustentável na região do Santuário.

Presentes na cerimônia, assinaram o acordo sob a coordenação do vice-governador César Conalgo: Andreia da Silva Lopes, superintendente estadual de Comunicação Social, José Sales Filho, secretário estadual de Turismo, João Gualberto Moreira Vasconcellos, secretário estadual de Cultura, Haroldo Correa Rocha, secretário estadual de Educação, Maximiano Feitosa da Mata, secretário estadual de Esportes e Lazer, José Eduardo Faria de Azevedo, secretário estadual de Desenvolvimento, Aladim Fernando Cerqueira, secretário estadual de Meio Ambiente, Andreia Pereira Carvalho, diretora- presidente do Instituto estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, prefeito de Anchieta, Fabrício Petri, reitor do Santuário Nacional, Pe. César Augusto dos Santos, José Eugenio Vieira, diretor superintendente do Sebrae, Idalgizo José Monequi, superintendente geral do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (MEPES), Eustáquio Palhares Aurich, presidente da Associação Brasileira dos Amigos dos Passos de Anchieta (ABAPA), e Guilherme Antônio Barcelos, presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico da Região da Costa da Imigração (ADETURCI).
Abrilhantando a cerimônia com sua arte, a poetisa Kátia Bobbio declamou a poesia “São José de Anchieta”, de sua autoria e publicada em Cordel.
Na oportunidade, a presidente do Iphan, Kátia Bogéa, presenteou com publicações do Instituto, o reitor Pe. César Augusto dos Santos.
Também estiveram presentes na abertura do seminário a superintendente do Iphan, Elisa Taveira, e os vereadores de Anchieta, Teresa Mezadre, Renato Lorencini e Sérginho.
Após a cerimônia, todos participaram da Celebração Eucarística pela memória litúrgica de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus.

O Seminário

Nos quatro dias do encontro os participantes irão aprofundar o conhecimento da atuação dos Jesuítas e seu legado no período colonial para o Patrimônio Nacional, com debates sobre a História, Cultura e Patrimônio, e reflexões sobre a importância de perpetuar essa memória. Também será refletido o legado nos Estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, Maranhão e Pará.

Programação:

31/07
17h -Abertura do Seminário

19h- Missa em homenagem a Santo Inácio de Loyola
01/08
9h – Conferência: O legado jesuíta para o Patrimônio Histórico Brasileiro
Andrey Rosenthal Schlee – Diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do Iphan
11h – Conferência: Os Jesuítas no Maranhão
Representantes Iphan-MA e Companhia de Jesus
14h – Conferência: Os aldeamentos jesuítas no Espírito Santo
Representantes Iphan-ES e Companhia de Jesus
16h – Conferência: A Capitania de São Vicente
Representantes Iphan-SP e Companhia de Jesus
17h30 – Mesa redonda
02/08
9h- Conferência: São Salvador de Santa Cruz
Representantes Iphan-BA e Companhia de Jesus
11h – Conferência: Os Jesuítas na Guanabara
Representantes Iphan-RJ e Companhia de Jesus

14h – Conferência: As missões jesuítas
Representantes Iphan-RS e Companhia de Jesus
16h – Conferência: A Capitania de Grão-Pará
Representantes Iphan-PA e Companhia de Jesus
17h30 – Mesa redonda
19h – Missa
03/08
9h – Apresentação de Projetos de Pesquisa acadêmicos sobre o patrimônio jesuíta
11h30 – Mesa redonda
14h – Visita a Igreja Nossa Senhora da Assunção

Santuário Nacional São José de Anchieta

 

18h – Apresentação Cultural
19h – Missa
04/08
9h – Visita a Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Guarapari
14h – Visita a Igreja de Reis Magos, em Serra

Por: Amex/ colaboração Mireli Bravin
Fotos: Renan Alves
Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *