ABERTA DAS INSCRIÇÕES PARA OFICINA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM MARATAÍZES

A Prefeitura Municipal de Marataízes, através Secretaria de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico e da Academia Marataizense de Letras  na ultima terça-feira (11), no Palácio das Águias, abriu  inscrições  para a Oficina “Faz de Conta, um Conto – A Arte de Contar Histórias”, ministrada por Fábio Aiolfi. A oficina será gratuita e as vagas limitadas.

O encontro consistiu em práticas fáceis para multiplicar os “contadores”, em três horas, os participantes aprenderam  como narrar e se portar na hora da contação. Sabemos que para se formar um bom contador, é necessário muito empenho do mesmo, e muito estudo. Mas a oficina vem para dar uma “ponta pé” inicial.

O uso da narrativa oral aparece desde os tempos remotos de nossa história, com variadas finalidades: explicar e tentar compreender fenômenos naturais, passar ensinamentos morais ou até mesmo relatar acontecimentos cotidianos. E até hoje preservamos a tradição oral, contar histórias faz parte da nossa cultura. A contação de histórias no universo infantil favorece o desenvolvimento da criança em diversos aspectos, pensemos alguns: – Abre espaço para a imaginação e criatividade, pois através das histórias narradas a criança constrói suas próprias imagens. – Estimula o hábito e o prazer da leitura, entendendo a importância da leitura para a construção do conhecimento da criança, pois muitos textos narrados podem ser encontrados em livros.

A contação desperta o interesse pela história e faz descobrir como esta pode ser saborosa. – Favorece o desenvolvimento intelectual da criança, as histórias também são formas de produzir conhecimento – Enriquece o vocabulário da criança, facilitando para que ela tenha liberdade de escrever e contar com suas palavras sua própria história. – Estimula a comunicação oral, pois depois de ouvir a história a criança pode (re) contá-la.

A oficina é oferecida para professores, estudantes de letras, atores e público interessado. A data para iniciar a oficina será dia 19 de agosto, as 14 horas no Palácio das Águias, com duração de três horas. O participante receberá apostila e certificado. Pede-se o uso de roupas confortáveis.

Fábio Aiolfi
Formado em História e pós-graduado em Arte na Educação, ator, contador de histórias e escritor Aracruzense. Já publicou 10 livros entre eles, romance, teatro e literatura infantil. Possui vários prêmios na área artística, e participou de diversos espetáculos teatrais e audiovisuais. O espetáculo “Faz de conta, um conto” é apresentado desde 2008, passando por diversas cidades. Recentemente, Fábio Aiolfi tourxe para Marataízes, no Palácio das Águias a peça “O Tratador de Estrelas”, um monólogo inspirado no livro “O Pequeno Príncipe”, e foi poeticamente escrito pela escritora Vilma

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *