ACARAJÉ – delícia da Bahia no 11° Festival

Especialidade gastronômica das culinárias africana e afro-brasileira, O acarajé é uma delícia feita de massa de feijão-fradinhocebola  e sal e frita em azeite de dendê.

 

Ele é uma iguaria das mais calóricas, mas que ninguém resiste!  O acarajé – uma quente e deliciosa mistura de feijão-fradinho, cebola, sal, azeite de dendê, camarão e tantos outros condimentos – pode ser servido com pimentacamarão seco, vatapá e caruru (todos esses também, pratos típicos da culinária da África e cozinha da Bahia). E pelas bandas da terra da moqueca, quem estará preparando esse prato no 11° Festival Gastronômico de Frutos do Mar de Itapemirim, é Luciana Souza, a famosa Baiana do Acarajé. E foi em casa que Lu nos contou sobre o relacionamento dela com a culinária baiana e porque quis tanto aprender a fazer o famoso quitute.

Nascida em Ilhéus, Luciana conheceu Itaipava há 12 anos, através do irmão, que veio a trabalho. Foi paixão à primeira vista! A baiana, então, adotou o litoral sul capixaba como sua nova morada e por aqui faz sucesso com suas gostosuras. De família grande, ela nos conta que o desejo de aprender a fazer o acarajé nasceu da necessidade, já que nem sempre tinha dinheiro para comprar.  “O Acarajé é patrimônio tombado na Bahia, minha família era muito grande. Quando eu era criança, queria muito comer todos os dias, eu sempre gostei muito e coloquei como determinação que eu aprenderia fazer para poder comer sempre que eu tivesse vontade”.

 

Cozinhar é a arte de amar o outro

Baiana está no Festival Gastronômico de Frutos do Mar de Itaipava desde a primeira edição e garante que o evento já é tradição no calendário do município.  “Passamos por diversos obstáculos até chegarmos a 11° edição. Podemos hoje mostrar para Itapemirim e outros municípios o que nós temos na nossa gastronomia, o nosso festival e que ele é hoje uma identidade do município nesse período da Semana Santa”, ressaltou.

Luciana frisou que cozinhar é a arte de amar o outro. “Cozinhar é um ato de amor. Nós fazemos o melhor paras as pessoas que a gente ama. Um dos critérios é que as pessoas que participem do Festival sejam honestas em cada produto que irá utilizar”, disse.

Foto: BAIANA DO Acarajé/ Arquivo

Legenda: Baiana do Acarajé participa do Festival desde a primeira edição e garante que cada ano melhora

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *