AGROINDUSTRIA tem apoio da prefeitura

Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim apoia agroindústrias na busca por novos mercados

Empreendimentos rurais recebem orientação para aperfeiçoar atividades e se tornarem mais competitivas

As agroindústrias de Cachoeiro estão recebendo apoio para aperfeiçoarem suas atividades e, assim, conquistarem novos mercados. A prefeitura realiza com elas um trabalho de adequação da rotulagem dos produtos, incluindo a produção da tabela com o valor nutricional e inserção de códigos de barras nas embalagens.

Realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Interior (Semai), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a ação promete maior competitividade para as agroindústrias locais, adequando-as às atuais necessidades dos supermercados e mercados maiores, bem como à legislação.

“Tudo isso tem sido possível porque fizemos um estudo diagnóstico, com o Sebrae, das agroindústrias, que está em fase de relatório. As necessidades estão sendo avaliadas, caso a caso, e vão embasar um plano de ação que prevê atividades para este ano, sendo que algumas se estenderão até o fim do governo”, conta o gerente de Agricultura da Semai, Josué de Castro Correia.

Entre as próximas ações, o gerente destaca a organização de um curso, para o mês de março, sobre Boas Práticas, que será ofertado em parceria com o Senar, na sede do Sindicato Rural. Será uma oportunidade para aprenderem mais sobre cuidados com o preparo, o acondicionamento, a higiene e o que é observado pelas equipes de fiscalização que visitam o espaço.

Reforço na renda das famílias do campo

As 42 agroindústrias que recebem apoio da prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim fabricam café, queijos, embutidos, pães, bolos doces e biscoitos, dentre outros produtos. Dessas, oito são coletivas e as demais individuais. “Juntas, geram renda direta para centenas de pessoas, contribuindo para fortalecer a economia rural e garantir mais qualidade de vida a famílias do campo”, frisa Josué de Castro.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *