Agronegócio com qualificações na EXPOSUL

Fóruns, seminários e workshops são algumas possibilidades de aquisição de novos conhecimentos para atuar melhor no agronegócio

Quem atua com agronegócio ou tem interesse na área terá acesso a uma série de eventos de qualificação e aprendizagem durante esta semana, em Cachoeiro. As atividades são totalmente gratuitas, de quarta (21) a sábado (24), na Exposul Rural, e não é necessário cadastro algum.

Tudo ocorre no parque de exposições Carlos Caiado Barbosa, no bairro Aeroporto. No primeiro dia tem a abertura oficial da feira, às 16h. Mas a programação começa às 14h, com três atividades simultâneas: o minicurso para produção de bolo caseiro e pão de batata e dois seminários, sobre horticultura e sobre psicultura.

O prefeito anfitrião, Victor Coelho, vai abrir a Exposul ao lado do governador Paulo Hartung e dos prefeitos das outras sete cidades que participam nesta edição: Alegre, Castelo, Conceição do Castelo, Dores do Rio Preto, Jerônimo Monteiro, Presidente Kennedy e Vargem Alta.

Robertson Valladão, secretário municipal de Agricultura e Abastecimento de Cachoeiro, explica que a difusão de inovações e tecnologias para o campo foi a principal motivação das atividades neste ano. “Esse é o grande diferencial desta edição da nossa feira agropecuária. Praticamente todas as cadeias produtivas estão representadas por esses cursos, atendendo as principais necessidades na região sul do estado”, comemora.

 

Diversificação e ampliação de mercado são destaque

Os temas dos cursos da Exposul Rural foram definidos com intuito de englobar o máximo de culturas dentro do agronegócio praticado na região sul do Espírito Santo. Na quinta-feira (22), um dos seminários vai abordar novidades para uso racional de fertilizantes e aproveitamento da água na agricultura.

A infraestrutura para crescimento regional também entrará em pauta nesse dia, por meio de simpósio, à noite, com a prefeita de Presidente Kennedy, Amanda Quinta Rangel; o subsecretário de Estado de Logística, Transporte e de Comércio Exterior, Neucimar Fraga, e o secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto.

De sexta a sábado (24), os participantes terão acesso a temas como sistemas de integração entre lavoura, pecuária e floresta, formação de pastagens, mercados de cafés especiais, qualidade do leite, higienização de equipamentos e orientações para ingresso no Programa de Integração Avícola da Uniaves.

 

 

Marataízes na Exposul e mostra sua força no agronegócio

 

A Prefeitura Municipal de Marataízes, através da Secretaria de Agricultura Agropecuária Abastecimento e Pesca, participa da ExpoSul Rural, no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa.

O evento é uma realização inédita no Sul do Estado e será realizada em conjunto entre o Sindicato Rural e do Município de Cachoeiro de Itapemirim com o intuito de inaugurar um novo conceito de Exposição Agropecuária, tendo como plano de fundo, o Desenvolvimento Rural Sustentável, com foco em Tecnologia e Inovação.

Marataízes, em parceria com o Incaper, Idaf e Sitrafam, será um dos 30 municípios presentes na Expo Sul Rural. Em seu estande haverá exposição do Abacaxi, presente na polpa de fruta, um Aquário Gigante com Lagostas e a Mandioca, através da Tapioca. O município atualmente é destaque à nível de Estado na produção de Abacaxi e o primeiro maior produtor de Lagosta, tendo sua frota localizada no Pontal. Além dos produtos da terra, haverá exposição de Orquídeas com a presença do Orquidário Mata da Praia, e ainda, informações institucionais  e apresentação de vídeos e fotos apresentando o potencial turístico de Marataízes.

“Pela primeira vez teremos uma exposição rural no Sul do Estado do Espírito Santo e Marataízes tem um grande potencial e precisamos valorizar e divulgar mais nossas riquezas.” enfatiza Luiz Carlos Silva Almeida, secretário de agricultura.

A ExpoSul Rural surge como uma alternativa para o segmento rural enfrentar a crise econômica, reagir ao marasmo e lançar o desafio de  marcar espaço e trazer novos ares ao negócio rural do Sul do Espírito Santo neste momento. O momento é delicado, mas oportuno para a descoberta de novos rumos para o setor agrícola, a construção de uma agenda econômica, social e cultural de valorização da produção agropecuária, preservação e recuperação ambiental.

O público estimado do evento é de cerca de 5 mil visitantes por dia. O estande de Marataízes ficará aberto para visitação das 14h as 22h.

 

 

Foto: LAGOSTA/ DIVULGAÇÃO

LEGENDA: A Prefeitura de Marataízes está na Exposul mostrando o seu potencial no agronegócio, exibe aquário Gigante com Lagostas.

 

 

 

 

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *