Agroturismo: a riqueza que brota do chão

Em tempos de queda de arrecadação, crise, comércio fraco, desemprego e perda de renda, o agroturismo pode ser a bola da vez.

agroturismo surgiu na Europa, na década de 60, onde as pessoas das cidades iam para o meio rural, hospedavam-se nas propriedades e estabeleciam um relacionamento diferente dos habituais nos centros urbanos. O Jornal Espírito Santo Notícias começa a traçar o mapa do agroturismo no Litoral Sul Capixaba. Municípios de Alfredo Chaves, Piúma, Iconha, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins, Anchieta, Itapemirim, Marechal Floriano, Marataízes, Presidente Kennedy e Rio Novo do Sul são potências nesse segmento do turismo e, em alguns desses municípios, o turismo rural vem se desenvolvendo de forma acentuada.  O Jornal Espírito Santo mergulhou no tema para compreender como funciona essa oportunidade de negócios que pode salvar as cidades capixabas nesses tempos de crise.

Com o objetivo de mostrar todas as maravilhas do agroturismo e mostrar aos novos gestores as potencialidades que possui a sua terra, este especial traz um escopo que pode servir para que se repense na valorização do homem do campo e no investimento que se deve fazer nos pequenos produtores e nos empresários que atuam no ramo de hotelaria e turismo.

Em Alfredo Chaves os produtores plantam um pouquinho de cada alimento. Nos quintais das casas é difícil não avistar uma horta verdinha. Além de plantações de inhame, aipim, abóbora, chuchu, caqui, repolho, vinhedos, pomares carregados de frutas. Em cada casa na roça é possível avistar um pé de jambo, acerola, jaca e outras frutas que a gente nunca tinha ouvido falar.

O almoço tem sempre cheiro de galinha caipira, polenta e macarrão feito em casa. Nas conversas em rodas de amigos, os embutidos como lombinho, linguiça e pé de porco defumado são degustados, sempre acompanhados de uma boa cachaça gourmet,cerveja artesanal, o vinho e  licor produzido por eles. Quem se hospeda nas pousadas espalhadas pelas vilas e comunidades, tem a oportunidade de saborear café da manhã completo com até 11 tipos de massas de pão, bolo com sabor de frutas variadas e broa de fubá feito em casa.

 

Uma foto: tombamento do tacho

Legenda: “O Tombo do tacho” na tradicional Festa da Banana e do Leite em Alfredo Chaves

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *