Além do mar! Verão combina com gastronomia moda, cachoeira, lagoas, história e badalação

 

A Reportagem do Espírito Santo Notícias preparou um especial além do mar para mostrar um pouco das belezas que o entorno do litoral proporciona, além das lindas praias

A Reportagem do Jornal Espírito Santo Notícias fez um tour pelos municípios no sul do Espírito Santo para saber qual é a boa do verão. Descobriu lugares encantados, belezas incomparáveis e dicas únicas de como se divertir além do mar.

No meio de tantas etnias, culturas e linguagens diferentes, não se pode imaginar que quem está de férias e vem para o litoral está afim apenas e tomar um banho de mar e ir ao parque, ou  a feira, ou mesmo a um barzinho curtir uma música ao vivo.

Os hábitos são individuais e quem vive o dia a dia na pele muitas das vezes que ir além, se aventurar em voos livres, mergulhar em cachoeiras entre pedras, passear no meio da roça, aprender um pouco mais de história, visitar ruínas, banhar-se em lagoas, enfim, rezar, orar, o jornal preparou uma série de matérias para informar a quem estiver pelas bandas de cá, que tem muita coisa para fazer, para ocupar o tempo em que a pressa é passa a ser inimiga de quem está visitando o ES. Cachoeiras, lagoas, história, gastronomia, moda, trilhas são algumas opções nesse verão 2016, a dica é curtir com moderação. Veja nas próximas páginas algumas sugestões.

 

 

Santuário Nacional é o maior atrativo em Anchieta

 

Santuário do Beato - Igreja Nossa Senhora da Assunção (6)

Em Anchieta, as atividades de lazer e turismo vão muito além de tomar banho de mar, se bronzear na areia, ou fazer um passeio de jet ski. Os turistas que visitam o município podem desfrutar das belezas naturais e históricas da cidade, que passam pelas 23 praias, falésias, rios, museu, Santuário Nacional de São José de Anchieta, agroturismo, cachoeiras, mirantes, poços, passeio de barco pelo rio e muito mais.

Abençoado por Deus e pelo Santo José de Anchieta, a cidade dá um banho de cultura, ao longo dos seus 450 anos, muitos relatos remontam a história.

Monumentos como o Santuário, a Residência dos Padres, o Centro Cultural, onde funcionou o Hotel mais famoso da região, o Colégio Maria Matos, as Ruínas do Rio Salinas, os Poços, os Montes e as cachoeiras são vitrinas da cidade abertas ao turista que deseja passear pelo túnel do tempo.

Em Anchieta, sobrevivem ainda casas e prédios seculares. O velho Casarão de Quarentena que, com suas inúmeras janelas e diversos cômodos, foi sede da Fazenda São Martinho, onde se plantava café e serviu de alojamento para os colonos imigrantes, desembarcados em Benevente.

 

Passeio

Rio Benevente Anchieta

Outra opção além do mar para o turista é o passeio de barco pelo Rio Benevente, visitando as ruínas históricas, conhecida como Ruínas do Rio Salinas e conhecendo o Parque Pluvial que é formado pela Estação Ecológica Municipal de Papagaios e pelo Manguezal, um dos mais belos e preservados do Espírito Santo. Nos bosques de mangues de Anchieta encontra-se o Mangue vermelho, Branco e Negro. A diversidade da fauna como papagaios, garças e outros fazem um show a parte durante o passeio. O ponto alto fica por conta da revoada das garças migratórias ao entardecer. Passeio obrigatório para os amantes da natureza.

O embarque é na colônia dos pescadores ou no Mercado de Peixe, funcionando todos os dias da semana. O valor é de R$ 150,00 para até 8 pessoas.

 

Museu

images (1)

Outra visita que encanta pela riqueza de informações e pelas belezas dos lugares é o Museu de São José de Anchieta, que é aberto todos os dias das 8h às 17h. Há uma tarifa simbólica de R$5,00 para visita guiada. No Museu você fica por dentro de toda trajetória do santo que é co-padroeiro do Brasil.

No mesmo local é possível visitar o Santuário Nacional de São José de Anchieta que inclusive está com novos horários de missa neste verão. As missas acontecem as terças, quintas e sábados às 7h da manhã. Todos os dias acontecem à missa às 19 horas e aos domingos 8h30, 10h30 e 19h.

 

Memória viva: Casa da Cultura

 download (3)

A Casa da Cultura de Anchieta localizada na sede, à Rua Presidente Vargas número 161, constitui um dos patrimônios histórico-culturais do município de Anchieta construído em 1927. Inicialmente era a sede da prefeitura municipal, a Câmara dos vereadores e o Fórum. A partir de 1989 deixou de ser a sede da prefeitura e continuou sendo a Câmara Municipal até 1995. Atualmente funciona apenas como Casa da Cultura, muito visitada por estudantes, que a procuram como fonte informações a respeito da história do município e de seus colonizadores.

Ali podem ser vistos documentos, fotos, cartas imperiais, que relatam a história de Anchieta, alguns objetos pertencentes e utilizados pelos colonizadores e personalidades importantes que viveram ou passaram pelo município. Podem ser vistos ainda, livros com mais de cem anos (com raridades como assinaturas, fotos e documentos), todas as obras do padre Anchieta, obras escritas a respeito dele e todas dos jesuítas até 1759.

No andar térreo abriga um miniteatro onde são realizadas várias exposições.

 

Cachoeiras e Chalés no meio das roças

Cachoeira de Alfredo Chaves Cachoeiras de Iconha 2 cachoeiras de Iconha

Os Municípios de Alfredo Chaves, Iconha e Vargem Alta oferecem muitas opções de lazer para quem quer fugir das praias lotadas.

Alfredo Chaves dispensa comentários, em se tratando de riquezas naturais e opções de lazer, na baixa e na alta temporada. A cidade coleciona belezas naturais, gastronomia e hospeda uma cultura que vem desde a Itália, nos tempos da imigração.

Por lá, Vargem Alta e Iconha as cachoeiras no meio do verde, acopladas ao turismo rural, se torna uma das opções cada vez mais atrativas devido às temperaturas amenas das regiões montanhosas capixabas. São inúmeras as opções, que vão desde bucólicas cachoeiras a esportes de aventura. Diversas pousadas, chalés e pontos turísticos, mirantes podem ser encontrados facilmente no interior dos municípios.  A visita pode ser acompanhada de um bom vinho e pela típica culinária italiana herdada dos antepassados. Há pacotes especiais em todos os empreendimentos, ao gosto de cada visitante.

Os municípios citados integram a Rota da Costa e da Imigração e possui três roteiros turísticos: Vale da Aventura, Caminho das Águas e Sete Maravilhas, mantém um clima agradável no interior que aliado às exuberantes paisagens, ao povo acolhedor e às comidas típicas, proporciona aos visitantes uma inesquecível estadia pela terra da banana e do leite.

Em Alfredo Chaves a forte influência da colonização italiana, também é conhecida pela prática de esportes, principalmente para o turista que busca adrenalina em meio às montanhas. A rampa natural de voo livre da comunidade de Cachoeira Alta, por exemplo, localizada a 5 km da cidade, é muito procurada por ser propícia à prática de saltos de asa-delta e parapente. Já em Vargem Alta a rampa é na beira do asfalto e o mirante possibilita uma visão total das planícies até a cidade de Cachoeiro de Itapemirim.

Já, em Matilde, distante 18 km da sede, o visitante pode conferir um pouco da história local na Estação Ferroviária e, seguindo os trilhos, é possível conhecer o ‘Túnel Encantado’ – uma antiga construção que serve de passagem de água, edificada para amortecer o fluxo das águas do rio Novo de Matilde que passa por baixo da ferrovia.

A atração no local é a cachoeira Engenheiro Reeve.  Dona da maior queda livre do Estado (65 metros), atrai turistas de todo o país. O acesso é fácil, devido a construção de uma passarela com mirante. A cachoeira é muito procurada para rapel.

Além dessa linda cachoeira, a localidade de Carolina oferece as cachoeiras Daróz e Pinón, além de poder visitar o Parque Municipal Iracema, onde há diversas trilhas que possibilitam ver a riqueza da fauna e da flora, além das famosas cachoeiras Iracema e Iraceminha.

 

Cachoeira do Meio

 

chalé do rudineicachoeira do eiuoChalés do Rudinei

No meio da roça está a Piscina e os Chalés do Rudinei além da Cachoeira do Meio que é linda

 

A Cachoeirinha do Meio, situada entre os municípios de Iconha e Rio Novo, tem sido um local de bastantes visitas nesta alta temporada. As águas transparentes e o verde do entorno convidam à aventura. A paisagem que a cerca, atrai o turista que gosta do verde. As quedas das cachoeiras no entorno do caminho, levam qualquer pessoa a imaginar um mergulho sem hora de terminar. Tudo é fantástico até a Cachoeira, no final do trecho entre a BR 101. Além das piscinas naturais, em meio aos rochedos, os Chalés do Rudinei são um convite a uma estadia. Lá há piscina com água natural para adultos e crianças, muitas árvores, quedas d’águas entre as pedras e o bar, que oferece uma gastronomia rica em comida de boteco, que varia de uma galinha caipira com polenta a frutos do mar.

O espaço surgiu do gosto pela tranquilidade do quiosqueiro Rudnei Senna, que frequentava o local após a pauleira do verão com seus funcionários e familiares.“… Vi uma grande oportunidade de comprar um pedacinho pra mim, decidi adquirir uma área para fazer um chalé, mas limpei o local e percebi que o lugar merecia mais, que eu poderia empreender no turismo da localidade e construir 8 chalés e uma área de lazer com piscinas naturais e um restaurante com pratos variados que atendem a todos os gostos”, contou. A realidade hoje, ultrapassou suas expectativas e atualmente Rudinei recebe muitos turistas, com hospedagem e café da manhã e já está construindo mais 10 chalés. Para o carnaval deste ano, já estão praticamente esgotadas as suas reservas.

 

 

 

 

 

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *