Alimentação escolar fica mais saudável com capacitação de merendeiras em Itapemirim 

A preocupação com a alimentação dos alunos das escolas municipais de Itapemirim tem se tornado constante nos trabalhos realizados pela Secretaria Municipal de Educação. Por meio de projetos de capacitação de profissionais e orientações dirigidas aos alunos, nutricionistas da Seme têm mudado a realidade do que é consumido na merenda e, até mesmo, nas cantinas das escolas.

Além de todo o suporte para a preparação de alimentos saudáveis, foi criado o projeto Cores, que visa a satisfação das merendeiras de realizar um bom trabalho, aplicação de técnicas de manipulação de alimentos, organização do ambiente de trabalho e segurança alimentar nas cozinhas das escolas. Além disso, cada cozinha escolar é classificada com uma cor, como as do semáforo, indicando sua eficiência.

Para que os trabalhos estejam sempre atualizados, os profissionais da merenda escolar participam, em média, de cinco encontros anuais, aonde atualizam as técnicas, são estimulados a cozinhar de forma consciente e com foco na saúde dos alunos e aprendem ainda mais sobre alimentação saudável. O último encontro foi realizado no dia 3 de junho, dentro da terceira etapa da Formação Continuada, e contou com palestra e atividades voltadas para o tema “Educação alimentar nutricional”. O próximo será no dia 22 de julho, com o tema “Higiene dos alimentos”.

Levando em consideração que muitos alunos preferem consumir alimentos vendidos nas cantinas da escola, foi elaborado o projeto “Cantina saudável”, trabalhando a importância da cantina servir lanches saudáveis, como salgados assados e sanduíches naturais, no lugar de frituras e salgadinhos. Todos os projetos relacionados à mudança na qualidade da alimentação escolar são coordenados pelas nutricionistas da secretaria de Educação, Valéria Polidoro e Sandra Maria Paula.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *