Anchieta: terra santa de lugares mágicos

Batizada de vários nomes: Rerigtiba, Benevente, apelidada de Terra do Beato, hoje Anchieta. Uma cidade que tem tudo para um carnaval perfeito, mesmo que não tenha folia

Anchieta é mesmo abençoada por Deus e pelo Santo José, que passou por lá e deu a cidade o seu nome. As belezas naturais, a história e os costumes que originaram a cultura fazem da cidade um lugar pra lá de especial, bucólica, tranquila e muito visitada na alta temporada. Quem nunca esteve no cais e contemplou o pousar das garças que comem nas mãos dos pescadores, precisam parar ali. É algo indefinível.

São muitas praias e lugar de visitação que merecem muito mais que um click e guardar na memória ou eternizar em um quadro com belas molduras.

O roteiro de fé do município contempla o Santuário Nacional de Anchieta e muitas igrejas. Já para quem procura conhecer a história e respirar cultura, o ideal é visitar o Centro Cultural de Anchieta merece uma visita com calma, lá estão guardadas as cartas mais importantes do país, desde a época do império, no centro da cidade e o Museu de Anchieta que guarda um rico acervo da memória da cidade, no bairro Porto de Cima.

Além de belas e badaladas praias, o município têm opções para quem procura bucolismo, rica gastronomia, cultura, aventura e fé. E o turista quiser praias para tomar banho pode fazer um roteiro, e na Terra do Santo é bom destacar que a tranquilidade compõe o cenário. Praia da Baleia, do Martim, Marvila, Coqueiros, Santa Helena, Iriri, Inhaúma, Ubu, Castelhanos, Parati, Mãe-Bá, Balanço são algumas que a cidade tem como cartão postal. Vale uma conferida de perto.

Não dar para falar em passeio sem falar de gastronomia. Em Anchieta, na sede, no interior, ou nos balneários a gastronomia é farta e tem para todos os gostos, desde moqueca capixaba, a paella, os estabelecimentos estão preparados para todos os cardápios.

O município possui uma estrutura hoteleira para ninguém fazer comparações, desde pousadas bucólicas a hotéis em cima da pedra com vista pro mar, além de camping’s com segurança total.

 

Iriri e Ubu

ubu

Os balneários de Iriri, Ubu e Castelhanos são os mais procurados para quem quer curtir badaladas praias. Ainda, o município dispõe de passeios de barco pelo rio Benevente e pelo manguezal, por onde se tem acesso as intrigantes Ruínas do Rio Salinas. Há também passeio de caiaque na Lagoa de Mãe-Bá, na chegada do município no sentido Guarapari x Anchieta.

Outra dica é conhecer o Instituto de Pesquisa e Conservação Marinha (IPCMAR), ONG que acompanha as espécies de tartarugas que desovam na região. Durante o verão é possível ver o espetáculo da abertura de ninhos e solturas de filhotes.

Circuito do imigrante

img_8746

Já no interior, há o Circuito Turístico Imigrantes, onde os visitantes podem conhecer a fabricação de massas, doces, pães caseiros, embutidos e cachaças. No mês de janeiro acontece a colheita de uva em dois sítios. Nesses locais, os visitantes podem conhecer videiras e colher a própria uva que desejam comprar.

 

Iriri

praia-dos-namorados

O balneário é composto pelas praias: Santa Helena, Namorados, Areia Preta e Costa Azul. A lagoa da Conceição, divisa com o município de Piúma é outro atrativo turístico. O balneário de Iriri concentra a maior infraestrutura hoteleira do município, além de ótimos restaurantes. Os turistas vêm dos mais distantes pontos do Brasil, para saborear os frutos do mar e a tradicional moqueca capixaba.

 Praia de Castelhanos

 

Graças à presença de recifes, durante as marés baixas se formam varias piscinas naturais de águas quentes onde habitam espécies de fauna e flora. São as poçinhas de maré, habitat natural e protegido pelo meio ambiente. A praia de Castelhanos oferece também entretenimento e lazer em áreas especificas como: a prática de esportes náuticos, surf, vela, ginástica na praia, vôlei, peteca ou simplesmente uma boa caminhada pelas trilhas apreciando as áreas de preservação e o mar sempre azul.

 

Praia de Ubú

Ubu é um balneário bucólico e límpido, suas águas são claras e calmas, e os turistas que por ali passam se encantam com sua beleza natural. O balneário possui uma boa infraestrutura hoteleiros e bons restaurantes que servem a tradicional moqueca capixaba.

 

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *