Antigos lixões de Anchieta, Piúma, Alfredo Chaves e Iconha serão recuperados

 

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (21), a reunião de prestação de contas do Consórcio Público de Desenvolvimento Regional Sul do Espírito Santo (Condesul). Entre os assuntos, o destaque foi a necessidade da próxima gestão dar continuidade ao plano de recuperação dos antigos lixões de Nova Jerusalém, Aparecidinha e Boa Vista, que atendiam aos municípios de Anchieta, Piúma, Alfredo Chaves e Iconha.

 

“Os lixões foram desativados e precisam ser recuperados para se integrar novamente à paisagem urbana, com qualidade ambiental, beneficiando as populações do entorno dessas áreas atualmente degradadas”, explica o presidente do Condesul, prefeito de Anchieta Marcus Assad.

 

O Plano de Recuperação de Áreas Degradadas – PRAD- foi contratado pelo Condesul e incluiu as etapas de estudos de impactos socioambientais e elaboração do projeto. O próximo passo é a contratação de empresa para executar as ações previstas no projeto como a recuperação da cobertura vegetal, garantindo a proteção do solo contra processos erosivos e carregamento de partículas que acarretam o assoreamento de rios e córregos, explica a gerente de projetos do Condesul, Isabela Flores.

 

A reunião de hoje foi realizada na sede do Consórcio em Anchieta e contou com a presença do presidente, prefeito Marcus Assad e de representantes dos municípios de Alfredo Chaves, Iconha e Anchieta.

 

Eleição da nova diretoria do Condesul será dia 3

 

Na reunião do Condesul também foi definida a data da eleição da nova diretoria para os próximos dois anos. A eleição ocorrerá no próximo dia 3 de novembro com a presença dos prefeitos eleitos dos cinco municípios que compõem o consórcio. São eles: Alfredo Chaves, Anchieta, Guarapari, Iconha e Piúma.

 

Marataízes já formalizou adesão ao Consórcio, porém o projeto de Lei está tramitando junto à Câmara daquele município. Os municípios de Presidente Kennedy e Itapemirim sinalizaram o interesse, mas o processo ainda está em fase de conversação.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *