Apicultor de Itapemirim fornece mel para todo ES

Publicado em às 17:11.
Por Luciana Maximo

 

A história do apicultor Aldemir Gomes de Souza, 59 anos natural da Fazenda Velha é fantástica e merece ser contada! Ele é o modelo de um homem que nasceu na roça, mas sem vocação para o campo e que precisava ajudar o pai no sustento da família. E ele descobriu na paixão que trazia por insetos uma forma de ganhar dinheiro e se tornou o maior produtor de mel da região. “Nasci aqui. Tive uma infância diferente. Sempre gostei de abelhas, mas ainda tinha medo delas. E, trabalhando como marceneiro em Marataízes, recebi uma encomenda de colmeias, em 1986. Aí fabriquei minhas primeiras colmeias e comecei o ofício de apicultor’, contou Aldemir.

O primeiro apiário foi montado em 1988 e, em 1992, largou a marcenaria e voltou para roça, “voltei para onde eu nasci para criar abelhas e estou até hoje fabricando mel. Com muita dificuldade no início, mas fazendo questão de fazer uma produção consciente, apesar de muitos mitos e preconceitos em torno do mel, como produto”.

“Produzimos 4.500 toneladas anuais e vendemos por aqui mesmo. Ter o selo da Agricultura Familiar dá uma credibilidade ao negócio. Eu trabalho aqui com minha família, tenho apenas uma pessoa que me ajuda na colheita.Tenho mercado para toda minha produção. Hoje, participamos da feira de Itapemirim e de programas de incentivo de vendas de produtos orgânicos e agricultura familiar”, finalizou.

 

Foto: Aldemir Luciana Maximo

Legenda: Aldemir é responsável pela produção do mel em Itapemirim, ele conquistou o Selo da Agricultura familiar.

Enviar comentário

Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.
Campos obrigatórios marcados com *.

*
*
*