Artigo – Cuidado com o que come!

Prezados Leitores,

Com a chegada do verão e período de férias faz com que as pessoas abram a guarda para alimentos menos saudáveis. Além de engordar, muitos deles ajudam no surgimento de doenças cardiovasculares, que a médio longo prazo são responsáveis por aproximadamente 30% das mortes no mundo, (segundo dados da OMS), as parasitoses intestinais bem como a doenças diarréicas agudas.

Enfocaremos mais nas DRA (Doença Diarreicas Agudas) nesse momento em razão do índice elevado de notificações em nosso município, bem como em todo litoral turístico de nosso País.

Em relação as Diarréias Agudas, podem ser causadas por ingestão de alimentos contaminados por bactérias, vírus ou parasitas provenientes de fezes humanas ou de animais.

A má higiene na hora da preparação do alimento, falta de saneamento básico, a negligência ao  lavar as mãos com maior periodicidade e qualidade, são elementos que elevam consideravelmente SUA INCIDENCIA NO VERÃO, justamente porque um maior numero de pessoas entra em contato com águas sujas nas praias ou de enchentes, por se alimentar com comida estragada devido ao calor., ou comidas que não foram devidamente higienizados e conservados e pelo contato com objetos contaminados, como copos, garrafas, cocos por exemplo.

Profilaxia/Prevenção:

– Lavar as mãos com freqüência, principalmente antes de comer, antes de preparar alimentos e apos utilizar o banheiro.

–  Ensinar as crianças a não colocar objetos na boca.

–  Usar álcool gel para higienizar as mãos.

–  Evitar contato e usar as coisas de pessoas que estão com diarréia,

–  Evitar alimentos crus quando for comer fora de casa.

– Dê preferência a alimentos cozidos ou que foram fervidos.

Não obstante, apesar de serem mais raros, os casos mais graves de DRA (Doença Diarreicas Agudas) podem levar as pessoas a óbito em função das complicações inerentes do referido agravo.

Em função disso nos casos mais leves devemos buscar uma hidratação abundante via oral e nos casos moderados a graves buscar um serviço e urgência e emergência mais próximo.

Bom verão a todos e que possam aproveitar seu laser nessa época do ano com mais parcimônia, responsabilidade sempre atentos as sugestões acima elencadas.

Por Dr. Glauco Almeida – Médico da Família e da Comunidade da ESF UNIÃO Mestre em Saúde Pública USP

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *