Associação de Mulheres Itaputanga pedem reforma do posto de saúde

 

A Associação de Mulheres do bairro Itaputanga – AMI se reuniu na noite desta segunda-feira, 12, na sede da Escola Célia Maria, no mesmo bairro com o secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos, André Layber o prefeito Ricardo Costa para pedir com urgência a reforma do Posto de Saúde da Família da comunidade.

A presidente da Associação, Maria José Lima dos Santos, 49 anos, falou que a pauta principal da reunião é a reforma da Unidade de Saúde da Família de Itaputanga que está parada desde 2017 e ainda não foi retomada. “A construção da Unidade de saúde do bairro Monte Aghá II não nos atende e nós não vamos migrar para lá, vamos ficar aqui, nem que seja debaixo da ponte. Nós temos 6.676 usuários do posto, 2.400 é do Monte Aghá 4.684 pessoas daqui, a unidade tem que ser reformada. O prefeito nos prometeu há três meses”, disse.

Segundo a presidente da AMI, a unidade é pequena e falta espaço coberto para receber os usuários que chegam à madrugada para marcar consultas e ficam no tempo, falta um banheiro apropriado, o que tem está com defeito, falta ar condicionado, falta uma sala para curativos e uma auxiliar para a dentista.

 

Prefeito chega tarde, mas garante que vai atender

A reunião foi marcada pelo prefeito professor Ricardo Costa que chegou depois do horário combinado devido um problema que estava resolvendo, mas ele garantiu que o Posto de Itaputanga não deixará o bairro que e que a reforma será feita, embora, neste momento não tenha condições para realiza-la. Quanto à manutenção garantiu que estará atendendo as solicitações.

Já a secretária de Saúde, Ana Luíza Mathias, falou por telefone que não foi convidada para a reunião. Frisou que um estudo vem sendo feito para verificar como será resolvido o problema da unidade de saúde, uma vez que a ex-gestão construiu com recursos federais a Unidade do bairro Monte Aghá II e na época não se verificou onde seria mais viável esse investimento. Disse inclusive que só após a conclusão do estudo na próxima segunda-feira é que será decidido de fato se a Administração reforma unidade de Itaputanga, se migra parte da comunidade para ser atendida no posto do Monte Aghá II. “Nós estamos sempre à disposição dos moradores, da associação, vamos fazer o que é preciso ser feito, temos certeza que em conjunto nós faremos o melhor aqui para o bairro. Em relação à iluminação pública, não é só um problema do bairro, é do município de Piúma e nós estamos vencendo, creio que na próxima semana estaremos com todo o material disponível para que possamos fazer a manutenção em todas as comunidades”, garantiu André Layber.

Em relação à limpeza das ruas André disse que há 10 anos a coleta é feita da mesma forma e não compreende o porquê ainda colocam o lixo na rua antes do dia em que o caminhão que faz a coleta passa para fazer o recolhimento. Disse que o Plano de Saneamento Básico do município fica pronto até o fim do ano e então acredita que o problema será solucionado.

A Associação pede ainda que a Administração tome providências imediatas em relação à limpeza do bairro e coleta de lixo.

 

Problemas na unidade

A dona de casa Silvia Coutinho de Souza Paulo, 27 anos, moradora do bairro há 8 anos, aponta que a infraestrutura é muito precária. “Precisamos de um posto novo, os funcionários não tem como trabalhar, eles estão querendo sair de lá. Há pessoas que chegam as 4h00 e temos de ficar no tempo. Só tem um banheiro desativado que não funciona a mais de 15 dias. Não tem ar condicionado, o aparelho está no chão para colocar no lugar, tem uma TV que também não está instalado, estamos abandonados”, disse.

 

 

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *