Auditores da Semfa fiscalizaram trânsito de mercadorias, para coibir sonegação de ICMS

Durante todo o sábado (8), um mutirão com cerca de 70 servidores da prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim desafogou um montante de 2.782 processos e fiscalizou um total de 402 contribuintes.
Logo nas primeiras horas do dia, por volta das 4h, um grupo de 13 auditores da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfa) atuou na fiscalização do trânsito de mercadorias, para coibir a sonegação de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Divididos em dois pontos de acesso à cidade, no trevo do bairro Álvaro Tavares e na rodovia Gumercindo Moura (que liga Cachoeiro a Vargem Alta), eles abordaram 102 caminhões e emitiram oito autos de infração.

Além disso, auditaram o valor adicionado fiscal de produtores rurais, analisando os dados de aproximadamente 300 produtores rurais, com faturamento de R$ 5.213.822,00.

Ambos os subgrupos de fiscais contaram, cada um, com o reforço de duas viaturas da Secretaria de Defesa Social (Semdef) – uma da Guarda Municipal, com dois agentes, e uma do Departamento de Trânsito, com um agente – e de mais uma viatura da Polícia Militar.

Enquanto isso, na sede da Semfa, na região central, em torno de 50 servidores, de diversos setores, arquivaram 1.681 processos da dívida ativa, todos de 2016.

Também encaminharam 379 processos do cadastro imobiliário – com diversas solicitações, como atualizações de dados, abertas, em sua maioria, nos anos de 2013, 2014 e 2015 –, solucionando, ainda, requerimentos pendentes desde 1995, 1997 e 1999.

Deram encaminhamento a 610 processos do cadastro mobiliário – iniciados, em grande parte, entre 2013 e 2016 –, por meio dos quais foram feitos, dentre os pedidos registrados, revisão de taxas, emissão de alvarás, alteração cadastral de empresas e baixa de inscrição.

Por fim, 112 processos encaminhados ao gabinete da Semfa – referentes a taxas, impostos, pagamentos e outros assuntos – tiveram soluções definitivas.

Para o secretário municipal de Fazenda, Rogélio Amorim, os resultados alcançados são satisfatórios.

“Todos os servidores envolvidos se empenharam na ação. Aqui em nossa sede, por exemplo, a ocasião foi importante para colocarmos em dia demandas há anos pendentes”, disse ele, destacando que, com o funcionamento da Semfa em horário estendido a partir desta segunda-feira (10), os trabalhos vão continuar em regime de mutirão durante julho.

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *