Beleza Negra é destaque no Filomena Quitiba

Alunos do Filomena refletem o dia Consciência Negra participando de diversas atividades, no último dia 20

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar,as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, também podem ser ensinadas a amar”, Nelson Mandela

Os professores da área de Humanas da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora “Filomena Quitiba”, em Piúma, promoveram no ultimo dia 20, uma série de atividades relacionada à data.

Pelos murais diversos cartazes, painéis nas paredes, máscaras, no palco, no pátio da escola, belas apresentações, como capoeira, danças, declamações e o ponto alto da noite, o desfile da beleza negra com as alunas do colégio.

A professora de Geografia da Escola, Regina Lúcia Pimentel, contou que todo ano a Escola desenvolve o projeto da Consciência Negra e cada professor da área de humanas, se reuniu com sua turma e realizaram atividades relacionadas ao Dia 20 e a importância de se debater o tema. “Esta semana nos mobilizamos e trabalhamos o tema de várias maneiras. É muito importante discutir e refletir sobre a data, mas que não fosse lembrado apenas no dia 20 de novembro, que fosse lembrado todos os dias. Abaixo o racismo e o preconceito, mais do que nunca, conscientização de que nós somos afrodescendentes”, disse a professora de História, Maria Lúcia Vasconcelos Pinheiro.

Na passarela, as meninas deram um show de beleza e gingado, ficando com o primeiro lugar, Rayane, segundo lugar Débora, e Márcia com o terceiro lugar.

 

III Mostra Cultural “Dia da Consciência Negra”

 

José de Vargas Scherrer José de Vargas Sherrer

A Escola Municipal de Ensino Fundamental, José de Vargas Scherrer, também em Piúma, deu um show no último dia 20 e realizou a III Mostra Cultural, “Dia da Consciência Negra” e finalizou as atividades realizadas durante a semana, como a peça teatral “Da África para o Brasil’, texto da professora Ivane Carvalho.

De acordo com a diretora da Escola, Alzimaira Macarini, durante toda a semana diversas atividades foram propostas aos alunos que entraram de corpo e alma, até as merendeiras se vestiram a caráter e prepararam um cardápio diferenciado: pela manhã uma deliciosa feijoada foi servida na merenda, e à tarde, foi à vez do tutu. Maira Macarini elogiou os professores pelas atividades e parabenizou os alunos.  “Já é o terceiro ano que fazemos a Mostra Cultural, enviamos convites a todas as escolas, são muitas atividades em exposição. Finalizamos com a peça “Da África para o Brasil”, que saiu da escola e foi apresentada no pátio do Ifes, na finalização da Formação Continuada da Rede de Educação. Foi muito bacana a participação da equipe e dos alunos. Parabéns a todos”, parabenizou Macarini.

Destacou Ivane, autora do texto da peça que o espetáculo, “Da África para o Brasil” narra a saga do negro Chico que foi capturado numa tribo na África, foi jogado no Navio Negreiro, depois foi vendido, depois açoitado e depois ele fugiu para Palmares. A peça é encenada com o grupo de teatro de rua formado na escola: “Esta é uma peça amadora, com atores amadores, mas que foi elaborada com muito carinho para lembrar a saga do negro, e como uma forma de combater o preconceito, seja ele qual for. Podemos ser negros ou brancos, de religiões e crenças diferentes. Todos merecem respeito e oportunidades”, disse Carvalho.

 

 

Fotos dos momentos da Consciência Negra na Escola/ Face da Escola

Legenda: Os alunos participaram de diversas atividades relacionadas ao Dia da Consciência Negra.

 

Pequeninos do Genoveva também refletem

IMG-20151122-WA0002

Os alunos da Creche Vovó Genoveva, também refletiram sobre o dia da Consciência Negra em Piúma. Eles fizeram trabalhinhos durante a semana e no final participaram de uma passeata. Como diz o ditado, é desde pequeno que se começa a aprender que é preciso respeitar a diversidade e as diferenças.

 

Foto: Passeata dos alunos/ Ana Cláudia Siqueira

Legenda: Os pequenos alunos da Creche Vovó Genoveva participaram de uma passeata relacionada ao Dia da Consciência Negra

 

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *