BETHE – Planta, colhe e transforma em delícias

“Tudo começou com as terras da família, que passavam de pai para filho, mas nem todos tinham terra para trabalhar ou vontade de trabalhar nas terras herdadas. Essas terras pertencem aos sete irmãos e a propriedade é de todos e de uns tempos para cá começamos a diversificar a plantação acrescentando em meio a plantação de banana e café, frutas diversas e hortaliças”, relembra Elisabeth Bianchini.

A produção cresceu e era preciso fazer dinheiro com tantos produtos na propriedade. Com dois filhos crescendo e um a caminho, “nós estávamos decidido a sair da propriedade e procurar uma nova vida na cidade. Além da nossa família, outras pessoas também precisavam de oportunidades e começamos a nos reunir para pensar em alternativas para o campo e tivemos a ideia de criar uma feira em Iconha para comercializar os produtos, cujas receitas faziam parte da tradição familiar: bolos, pães, biscoitos”, explicou Bethe.

No meio do caminho, muitos desistiram e outros se mantiveram firmes na ideia. A legislação exigia que houvesse um local específico para a fabricação dos produtos e era necessário se profissionalizar. “Eu quase enlouqueci com as exigências de construir uma cozinha com tudo em inox, dentro dos padrões exigidos, sendo que durante oito anos todos os produtos foram fabricados dentro da cozinha da minha casa. Tudo foi feito graças a um empréstimo de R$ 28 mil que fiz no banco, há 10 anos e fui muito criticada na época, me chamavam de louca”, disse.

O agronegócio move a renda da família há 16 anos e o que começou com uma produção artesanal de bolos e biscoitos e foi inserida a produção de frutas para comercialização na feira. Foi criada a Associação de Agricultores de Pedra Lisa Alta da qual Bethe fez parte por algum tempo até conhecer a Associação Tapuio Ecológico que tem uma cultura mais natural de produção sem agrotóxicos da qual ela faz parte atualmente.

Além de vender seus produtos na Feira, as associações vendem produtos para a merenda escolar e participam também de programas do Governo Estadual e então surgiu a necessidade de criar uma cooperativa para juntar as associações e facilitar os trâmites burocráticos. E assim somaram-se os 203 produtores da Caf Sul entre produtores de frutas, pães, bolos, biscoitos e raízes. Atualmente o galpão de 30m2 já está pequeno para Beth que faz uma variedade de cerca de 30 produtos entre sabores de pães, bolos e biscoitos, inclusive com a produção de bolo de banana sem açúcar, para os diabéticos, rosquinha integral e pães recheados. Na época do cacau são feitos bolos de cacau e o mesmo é feito com abacaxi e todas as frutas da estação, aproveitando o que está disponível na roça para fabricar os produtos.  “A sobrevivência das famílias, atualmente, vem da agroindústria que movimenta o mercado e gera renda para as famílias e para o município. Estamos na época do abacate e do abiu e estas frutas atendem não só a feira de Iconha, mas são vendidas em Vitória e outras localidades através da cooperativa”.

 

 

A família de Bethe planta e ela transforma em diversos produtos e comercializa nas feiras

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *