Cacimbinha recebe Amanda para inaugurar escola

Kennedy está vivendo um novo momento, começaram as inaugurações e Cacibinha, foi a primeira localidade a ter escola entregue completamente nova.

A prefeita de Presidente Kennedy, Amanda Quinta Rangel, inaugurou na comunidade de Cacibinha a reforma da Escola Orci Batalha, no último dia 02. Com ela, a secretária de Educação, Dilzerly Machado Tinoco, o presidente da Câmara, Jacimar Marvila, o vereador Dorlei Fontão e todo o secretariado, além da comunidade em peso.

A Escola Orci Batalha foi a primeira de 12 reformadas a ser inaugura, as próximas da agenda da prefeita são as escolas de Jiboia, na comunidade de Boa Esperança e no dia 29 a escola de Santana Feliz. As 12 escolas reformadas possuem ar condicionado, quadros brancos e muitas outras melhorias, para oferecer conforto e boas condições de ensino-aprendizagem a alunos e professores.

A prefeita Amanda frisou que essa é só mais uma etapa das inaugurações. “Em menos de um ano, nós passamos em todas as comunidades dando ordem de serviços. Hoje estamos aqui entregando. Essa é só uma nova etapa de todos os investimentos na educação que nós temos feito. Não adianta investir em saúde, em serviço social, em obras, se nós não investirmos pesado na educação. Estaremos em Santana Feliz, Boa Esperança e as demais escolas das outras comunidades”, ressaltou a prefeita.

De acordo com a secretária de Educação Dilzerly as outras serão inauguradas assim que a Câmara de Vereadores aprovar a mudança de algumas nomenclaturas, onde elas deixam de ser escolas Pluridocentes e passam a ser de Ensino Fundamental. “A Lei determina agora que as escolas sejam EMEIF, eu pedi essa legalização para que as nomenclaturas estivesse certas”.

As escolas maiores, como a de Mineirinho, Santo Eduardo, Orci são escolas maiores foram construídas salas de computação. São 22 escolas no município, “já fiz um pedido de uma licitação para a construção de um novo prédio para a Escola de Marobá e para o Centro de Presidente Kennedy. “Assim que iniciarmos essas também daremos ordem de serviços para reformarmos as escolas de Jaqueira e São Salvador”, disse Dilzerly.

A merendeira, Nadir Hora Ferreira, que atuou na escola por muitos anos, disse que era um sonho da comunidade ver a escola reformada. “A escola estava muito feia, muito escangalhada, hoje a escola está novinha e ainda tem ar condicionado, mesas e cadeiras novas, armários, quadros brancos. Ficou linda. A comunidade merece. É outra escola, agora dá gosto, pena que estou encostada. Estou muito feliz e as crianças ficarão também”, comentou a merendeira.

 

Alinhavos: Projeto de Literatura faz sucesso em Piúma

Por Aline Cunha/ Free Lancer

O Projeto de Literatura é denominado “Alinhavos” e tem o intuito de unir estudantes, familiares e toda a escola para falar de Monteiro Lobato, entre outros escritores Nacionais e Internacionais. Nesse mês de abril se comemora o dia do Livro e o Aniversário de Monteiro Lobato e trabalhamos muito as histórias do Sítio do Pica-Pau Amarelo onde foram realizadas leituras, teatro, exposições.

“Atualmente, está sendo trabalhado um livro da Rosana Rios, chamado “Um Bairro Encantado”. Foi feita uma rifa e o estudante foi a livraria comprar o livro e esta é uma forma de incentivar a leitura, porque por meio da leitura poderemos formar cidadãos mais conscientes e com uma leitura e escrita melhor, o que faz com que o cidadão seja mais consciente do que acontece na sociedade, não se deixando ser dominado por outros”, Professora Francisca Feres.

A ideia de levar o aluno até a livraria mostrar a importância de se ter a obra literária nas mãos, de poder ter o contato com o livro, sentir o cheiro, ler uma obra de verdade, não apenas pegar um resumo na internet ou tirar fotocópias. “Um aluno ao adquirir um livro e ter a oportunidade de conhecê-lo, desfrutar de bons momentos de leitura, jamais se esquecerá do conteúdo que foi lido”, disse a professora Francisca Feres, idealizadora do projeto.

Ao invés de trazer o livro para a Escola, a professora Francisca levou os alunos até a livraria Sissy Book’s, da cidade de Piúma, que fez uma parceria com a escola e conseguiu vender as obras para os alunos por um valor abaixo do mercado. Silvia, proprietária da livraria recebeu os estudantes que por sua vez tiveram a oportunidade de conhecer também outras obras que não apenas a que estava sendo solicitada pelo Projeto. Quando um aluno adquire uma obra literária, toda a família passa a ter acesso aquele livro e com isso a leitura é incentivada na família de uma maneira geral.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *