Cadeira quebrada em unidade de saúde derruba aposentada em Piúma

Pelo menos quatro cadeiras de espera estão quebradas, na Unidade Básica Sanitária, Maria Helena Miranda, localizada em frente ao prédio da Prefeitura nova de Piúma.

Nesta quarta pela manhã, a aposentada, Ana Maria Miranda, residente no bairro Niterói saiu de casa para acompanhar o irmão, também idoso, a uma consulta com o cardiologista. Ao chegar a Unidade, na hora que foi se sentar, a cadeira que estava quebrada caiu com ela e por muito pouco a aposentada não sofreu uma fratura, pela forma com que caiu ficando espremida entre duas fileiras de cadeiras. A unidade lotada de pessoas a espera da consulta se assustou e houve quem pensou que dona Ana Miranda estava desmaiando. Foi uma queda brusca. “Eu sentei e a cadeira caiu com tudo, tomei um susto. Eu já vim para cá com dor de cabeça, agora levei uma pancada aqui (mostrou um galo na cabeça”, está doendo. Levei um susto muito grande, eu já sou difícil vir a um posto, vim hoje e aconteceu essa tragédia”.

A aposentada ficou muito triste com o ocorrido e pediu mais atenção dos responsáveis. “Eu peço providência, tem que ter uma fiscalização para verificar os assentos, para que isso não aconteça mais com ninguém”, solicitou.

A Reportagem estava no local também aguardando uma consulta, no entanto, no momento da queda havia se retirado para fazer outra matéria nas proximidades, ao adentrar a unidade, a aposentada Regina Célia Barros Nogueira foi enfática: “Você tinha que ter registrado a queda desse senhora aqui agora. Um absurdo”.

Regina ficou indignada e afirmou ser falta de respeito com as pessoas que não vão à unidade de saúde bater papo e nem brincar, vão porque precisam de atendimento médico e estão frágeis. Ela salientou que é preciso que coordenador e secretária de saúde coloquem-se no lugar do outro. “Tomei um susto quando ela caiu, achei que ela havia desmaiado, a cadeira literalmente quebrou,ela ficou encaixada ali, se fosse comigo a situação poderia ter sido pior, com ela também, poderia ter batido a nuca na outra cadeira e ter uma consequência muito maior.  Isso é falta de respeito com o povo. Ninguém está aqui para passar tempo. É falta de se colocar no lugar do outro”, disse.

Sem funcionar

 

Hoje a Unidade de Saúde que atende a pessoas pela Prefeitura ficou sem funcionar até as 12h00 por conta de uma reunião interna com o Ministério Público, os atendimentos que estavam sendo realizados por um cardiologista eram feitos pelo Consórcio via Centro de Especialidades. A atendente e a coordenadora, Zilmara Calheiros estavam envolvidas com os pacientes do cardiologista e ao mesmo tempo passando informações do setor da Prefeitura. Entretanto, na hora da queda, a coordenadora estava ausente, havia dado uma saída. “Hoje, por exemplo, o pessoal do posto está em reunião, já teve dezenas de pessoas pedindo informação, e as moças aqui estão dando, mas quem é de direito não está aqui, isso é falta de respeito com as pessoas, nem um cartaz na porta tiveram a preocupação de afixar, falta de respeito com as outras funcionárias que estão sobrecarregadas”, observou.

 

Vaso no local inadequado

Na calçada, (passeio) na entrada da Unidade, há um vaso enorme com uma planta que serve como objeto decorador, é lindo, porém, acaba atrapalhando quem precisa chegar de carro a porta, ou usando cadeira de rodas, ou mesmo bengalas e muletas. “Ele está inadequado, eu que sou deficiente físico e ando de bengalas, eu vim no passeio, eu tenho que sair, entrar no calçamento e voltar, e se eu caio”?. É preciso atenção. As pessoas não se colocam no lugar do outro’, criticou a aposentada.

 

Unidade recém-inaugurada

A Unidade Básica Sanitária, Maria Helena Miranda foi inaugurada no fim do mandato do ex-prefeito Samuel Zuqui, presta atendimentos pelo Consórcio Municipal e pela Prefeitura, com vacinação e outros.

 

O que diz a secretária?

 

A secretária de Saúde, Ana Luíza Ferreira Mathias foi procurada pela Reportagem para explicar o porquê de quatro cadeiras estarem quebradas na unidade e também falar sobre o descaso da enfermeira chefe com a idosa que caiu e ficou reclamando de dor de cabeça, com um “galo” na região atingida. A Reportagem insistiu para falar com a enfermeira da Unidade, pois a idosa que caiu estava sentindo dores, e não fora atendida por um médico, permanecendo no local aguardando o irmão consultar. Ana Luiz disse que estava em uma reunião, mas ao final iria pessoalmente a Unidade saber o que havia acontecido, disse que iria providenciar a retirada das cadeiras hoje ainda do local e a substituição. Sobre a enfermeira está em reunião, e não atender a Reportagem e nem prestar socorro à idosa, ela disse que a profissional teria de ter saído imediatamente da reunião e visto o caso como prioridade. “Esse assunto é prioridade hoje para mim, vamos resolver, isso não pode acontecer de jeito nenhum”, disse a secretária de Saúde de Piúma.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *