Caos na Educação de Piúma – Sobram problemas nas escolas municipais

As unidades educacionais foram encontradas com vazamentos, forros despencando, rachaduras nas paredes e outras anormalidades.

A nova secretária de Educação de Piúma tem um grande desafio pela frente. Ao assumir a pasta, no início de 2017, Fernanda Scherrer deparou-se com inúmeros problemas estruturais nas escolas da Rede Municipal. De estruturas em péssimas condições à interdição pelo Corpo de Bombeiros, passando pela dificuldade no recebimento das chaves das escolas, a situação é preocupante, tendo em vista o iminente retorno às aulas.

Na Escola Céu Azul, por exemplo, como as chaves não foram entregues na data acertada, foi necessário arrombar uma das portas. No local, uma cena de horrores: portas de freezers e geladeiras abertas e mais de 70 kg de carne estragados.

Na Escola Manoel dos Santos Pedroza, a pintura está precária, já que há anos o prédio não passa por nenhuma reforma. A quadra está interditada desde o início da última administração, sem nenhuma intervenção da última gestão para sanar o problema.

A Escola de Céu Azul apresenta problemas na parte elétrica e vazamentos, além do elevador que não funciona desde a inauguração.  Em Itinga, parte do telhado foi destruída pelas chuvas e nada foi feito para conserta-lo. As creches de Céu Azul e Niterói foram encontradas sem energia elétrica, pois as contas não foram pagas pela antiga administração.

A Creche Jardim de Infância Municipal apresenta sérios vazamentos e o Lacerda de Aguiar, tem parte dos forros caindo por infiltração.  A Escola de Itaputanga está em reforma e, no momento, aguarda a liberação de um aditivo da administração para que as obras sejam concluídas. Já a Escola Ângela Paula foi interditada pelo Corpo de Bombeiros.

 

 

Ação e resultados

 

Depois de todos os problemas detectados e com e equipe de dez pessoas a tiracolo, a secretária de Educação de Piúma, Fernanda Scherrer entrou em campo para que tudo estivesse pronto na volta às aulas. E as primeiras providências já foram tomadas: Servidores em designação temporária contratados, reajuste de 6,58% concedido e processo de licitação realizado. Fernanda ainda visitou todas as escolas e creches para garantir que todos os problemas sejam sanados o quanto antes.

 

Desafios

Fernanda destacou que um dos maiores desafios é viabilizar vagas para mais de 250 crianças em creches. “Precisamos ampliar o número de vagas, pois a fila é grande. A antiga administração não zelou por essa demanda e hoje, precisamos em caráter de urgência de, pelo menos, 250 vagas para atender à demanda reprimida”, disse a secretária que ainda ressaltou que durante sua gestão pretende, com a ajuda da Prefeitura, construir mais três unidades para sanar de vez a demanda existente, além de lutar pela melhoria da qualidade de ensino e aumento do Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico ( IDEB), no município, principalmente nos anos finais do Ensino Fundamental.

 

Capacitação

 

Fernanda ainda informou que o município ofertará capacitação profissional aos funcionários da rede de ensino a partir do mês de março. O projeto está em fase de elaboração e estudo “Temos muitos planos para a educação em Piúma e  já estamos trabalhando para cumprir nossas metas”

 

 

A ordem é economizar para investir

fernanda-sherrer

A secretária de Educação de Piúma, Fernanda Scherrer encontrou diversos problemas nas escolas, mas está resolvendo um a um.

De acordo com a secretária, existe um grande número de alunos que deixa de estudar nas escolas do bairro em que residem e procuram geralmente as escolas do centro. “Através de um levantamento foi detectado que existe um esvaziamento das escolas dos bairros, além de um alto gasto com transporte escolar, que poderia ser evitado. Se os alunos estudassem nas escolas dos bairros onde residem e conseguíssemos economizar R$500 mil/ano com o transporte escolar. Com essa economia poderíamos abrira uma creche a cada ano ou realizando outro investimento na educação de Piúma”, enfatiza Fernanda.

A secretária informou que a Secretaria de Educação juntamente com a secretaria de Comunicação realizará em breve, um plano de marketing para trazer de volta os alunos para as escolas de seus bairros e pede ajuda às famílias. “Temos que administrar os recursos públicos do mesmo jeito que administramos nossas finanças, em nossas casas; sem desperdício e com economia. E do mesmo jeito que ensinamos nossos filhos a não desperdiçar em casa, temos que conscientizá-los da necessidade de zelar pelo que é público”, finalizou.

 

 

 

 

Compartilhe nas redes sociais

2 Comentários

  • WALTEMIR CORDEIRO disse:

    Bom dia

    Gostaria de saber da nossa Secretária da Educação, se as aulas vão recomeçar hoje 13/02/2017 …..

  • Web Hosting disse:

    Sem ter seu estadio, ja que o Jair Bittencourt foi parcialmente demolido apos uma negociacao frustrada com uma empresa construtora que ali construiria um Shopping Center e acabou tendo problemas contratuais. Assim, o clube vai ter que participar do certame em estadios da vizinhanca de Itaperuna como em Comendador Venancio, Cardoso Moreira e Raposo que sao algumas das melhores opcoes da regiao.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *