Carnaval 2016 – a Folia é aqui!

A maior festa popular começa nas próximas horas e os municípios estão aguardando milhares de visitantes. Para agradar os convidados, os turistas e moradores cada cidade preparou o melhor que pôde e quer que o folião se divirta com responsabilidade

O Jornal preparou uma edição muito bacana abordando sobre o carnaval 2016. A ideia é apresentar aos leitores a agenda de cada município. E o que se pode perceber neste ano, é que, a maioria das cidades está preocupada com a questão econômica que o país atravessa e preparou programações mais modestas.

Em Anchieta, por exemplo, a diversão é garantida. A Prefeitura investiu em segurança, sua principal preocupação, oportunizar aos turistas serviços essenciais, sem deixar a diversão para lá.

Os grandes shows não são a vedete em Anchieta, que, quer resgatar o carnaval de marchinhas, o carnaval de bloco de ruas e quer que os foliões brinquem seguros. São 17 blocos que vão desfilar, além de concurso de fantasias em Iriri, tem ainda o encontro de Blocos.

Outra grande sacada de Anchieta é o desfile do Bloco da Saúde, uma iniciativa da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde que tem como prerrogativa promover campanhas de mobilização social simultaneamente e pertinentes à época, tratando de temas como Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST, Dengue, chikungnya e Zika, consumo excessivo de álcool, etc. “Tendo como pano de fundo o Carnaval, em um período em que o contingente populacional da cidade aumenta com a vinda de turistas ao nosso município, queremos que a festa de todos seja tranquila e consciente. São muitos os perigos que podem nos ameaçar nesta época, e cada um começar de si próprio já será um belo início.”, afirmam os organizadores do bloco.

Alegria e folia rimam com família. O Evento se realizará na Praia dos Castelhanos (no inicio da orla), a partir das 10 horas, na sexta-feira, dia 5 de fevereiro de 2016.

O município de Alfredo Chaves também aposta pesado no carnaval de rua, com marchinhas, blocos, charangas e muitas brincadeiras. São 15 blocos no total: Amizade, Explosão, Complexo do Alemão. Dede Gordão, Magia da Pecuária, Não se Envolva no Xoro Bebel, Polinho com Panana, Cara da Riqueza, Beber Cair Levantar, Pau Cansado, Sócana, Vemquetem e Mamãe Passou açúcar em Mim e, sem dúvida, a cada ano que passa o carnaval de Alfredo Chaves conquista mais foliões.

Sábado-carnaval-20-1024x768

Em Vargem Alta, o secretário municipal de Turismo, Elias Abreu disse que é preciso reinventar e trazer de volta a essência do carnaval, que para ele é o desfile de blocos e as marchinhas. Por lá ainda tem o Pagode do Bicão e o Rock co Paraíba.

Mimoso do Sul a tradição do Carnaval de rua e clube com antigas marchinhas se mantém. A folia tem data de início, na sexta-feira (05), com a apresentação dos Blocos do Zé Pereira, que representam os bairros da cidade. E o horário de encerramento da programação será sempre à 01h, durante todos os dias da festividade.

Sem recursos financeiros para maiores investimentos na programação, a Prefeitura conta mesmo é com parcerias com o comércio local e a compreensão dos blocos que buscam recursos em outras fontes junto à sociedade local.

Marataízes, Kennedy, Itapemirim e Piúma terão shows, muitos shows, mas a ideia também é o resgate do carnaval de antigamente, onde os foliões se divertem brincando. Piúma o carnaval vai para além da orla, seguirá nos bairros, mas o Bloco do Mé, promete mais uma vez arrastar uma multidão atrás da vaquinha cheia de pinga. Confira nas próximas páginas o especial Carnaval 2016 – A folia é aqui!

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *