Carnaval em Iconha é só para brincar

Infelizmente, ao pré-carnaval que estava marcado para ontem e hoje foi cancelado em Iconha. O terror imposto pela Polícia Militar que se aquartelou nos batalhões atingiu os municípios do interior do ES. O medo de a violência atingir os foliões obrigou as Prefeituras a cancelar a programação do carnaval e em Iconha o evento caiu por terra. Uma lástima!

dsc08502

Receoso com o que pudesse ocorrer pela falta de segurança nas ruas, o prefeito João Paganini cancelou o pré-carnaval que lá, é mais uma brincadeira para acolher os vizinhos.

A Reportagem conversou com a Karla Volponi, diretora cultural e ela assegurou que a ideia da realização do Pré-Carnaval em Iconha surgiu no ano de 2014, quando foi criada a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura, na administração do Prefeito João Paganini.

“O objetivo da secretaria foi resgatar o carnaval de rua na cidade que sempre teve um lugar significativo em nosso município, fazendo parte da história e da cultura local”, disse.

A brincadeira era característica principal, os desfiles em carros alegóricos, blocos, pessoas fantasiadas e a multidão participando dos maravilhosos bailes e matinês, acompanhando os blocos pelas ruas da cidade. Segundo o Instituto Histórico do Município, grandes figuras/personalidades se destacaram no antigo carnaval. “Faz-se memória dos (já falecidos) “Domingão do SAAE” como era conhecido, “Tutuca”, carnavalesco e “Zé de Rubi”. Vale ponderar a figura do senhor Joá Barreto que muito contribuiu para a realização desta festa folclórica de nossa cidade e dos tradicionais mascarados, Jaraguá e Mulinha”, disse.

Hoje, o carnaval de rua ressurgiu trazendo de volta muita alegria e energia para a cidade, através dos blocos, marchinhas e rodas de samba. “Essa ideia foi tão bem aceita pela população, que os moradores se organizam movimentando vários blocos, como: “Não Empurra Que É Pior”, “Almerinda Chita Chique”, “Cretinas”, “Rua do Japão” e “Fuzaca do Joãozinho”, sintetizou.

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *