Casa do Cidadão em Anchieta já é realidade

Em grande estilo, o prefeito de Anchieta, Marquinhos Assad inaugurou, na manhã de sexta-feira, 29, a Casa do Cidadão, no centro da cidade.  Um projeto criado para facilitar o dia a dia da população anchietense, reunindo em um só lugar, vários órgãos e setores com a oferta de diversos serviços.

O prefeito Marquinhos estava radiante com o momento e falou com exclusividade ao Jornal. Quando questionado sobre a parceria com a Samarco e o empenho da administração para resgatar a condicionante 53, que estava quase perdida, o prefeito foi enfático. “Nós fomos atrás, resgatamos essa verba, a conclusão é as parcerias, Samarco, Prefeitura, Ministério Público, IEMA foram fundamentais para concluímos essa belíssima obra para o município, que vai trazer maior mobilidade ao cidadão”.

Oportunamente, o presidente da Samarco, Roberto Carvalho frisou que o momento é histórico em Anchieta. “Esse momento é fundamental, como eu disse, porque ele encerra esse compromisso socioambiental, assinado na expansão da Samarco. O significado maior é a importância desse empreendimento para a cidade e para o cidadão que vai ter centralizado em um único local todos os serviços que vão facilitar muito a sua vida”, frisou.

Destacou Roberto que a Samarco está em Anchieta há 40 anos e a população conhece muito bem a empresa. “Nós sempre trabalhamos dessa forma em parcerias construídas junto para um futuro melhor para todo mundo e todos por isso nos apoiam nesse momento difícil que estamos passando”, salientou.

 

Manato elogia e parabeniza o prefeito

casa do cidadão 22

Presente no evento, o deputado federal Carlos Manato não só elogiou o empreendimento, como a administração Marcus Assad, que vem mostrando comprometimento com o município dada a quantidade de obras e serviços que vem sendo feitas nesses três anos de gestão. “Eu tenho que parabenizar a Prefeitura, o prefeito Marquinhos, a Samarco pela parceria por esse termo social. O cidadão hoje está carente de ajuda do poder público. E em um único lugar você consegue trazer Junta Comercial para abrir a pequena empresa dele, o Sebrae, para dar treinamento, o Bandes com o Nosso Crédito e também poder, fazer o CPF, carteira de trabalho, carteira de identidade, isso tudo em um lugar só, é cidadania. O avanço nas grandes administrações é trazer o povo para ele, dar facilidade para ele ter o seu próprio negócio. Parabéns a todos os atores desse projeto”, parabenizou o deputado Manato.

Lembrou Manato que o esforço da administração foi o ponto primordial para a realização da obra. “O dinheiro estava disponível desde 2011, não tinha projeto, era uma época de abundancia de dinheiro, então o prefeito não se preocupava em resgatar os recursos que tinham os convênios, Marquinhos, entrou, assumiu, fez o projeto, conversou com a Samarco, com o MP, resgatou integralmente o dinheiro, fez um termo de ajuste e está ai a obra que estamos inaugurado agora.

 

Bandes e crédito mais fácil

bandes

O gerente comercial do Bandes, Ricardo Teixeira também se fez presente na inauguração e oportunamente deu uma excelente notícia. “Nós estamos fortalecendo a atuação do Programa Nosso Crédito em Anchieta, o programa já está presente no município há mais de 10 anos, e agora estará presente na Casa do Cidadão. É um serviço de acesso a crédito, aquele pequeno empresário que precisa de uma força, um crédito, desde capital de giro para fazer um investimento ele pode procurar a Casa do Cidadão de Anchieta que será atendido. As agentes estão capacitadas, é só procurar informação que o acesso ao crédito é facilitado. É uma grande oportunidade, agora nesse momento de crise, poder ter um crédito diferenciado para quem quer investir”, disse.

 

Junta Comercial

casa do cidadão 8

A vice-presidente da Junta Comercial, Maria Elisa Zago Rocha também parabenizou a Casa do Cidadão em Anchieta. “É um orgulho para a Junta Comercial estabelecer uma parceria dessa com mais um município. Parabéns para a Samarco, para a Prefeitura e para a toda a população”.

 

Outras obras

casa do cidadão 20

Na oportunidade, o prefeito Marquinhos destacou Marquinhos que a Casa do Cidadão somada a obra da orla que está indo de vento e popa forma um conjunto de obras para revitalizar o centro de Anchieta. “Desde o bairro Novo Horizonte até a entrada de Castelhanos, Anchieta toda está sendo revitalizada trazendo mais mobilidade ao cidadão, traz movimento ao empreendedorismo e beleza”.

Adiantou Marquinhos que até o dia 15 de maio pretende assinar a ordem de serviços para a construção da rodoviária, mas as obras não param mesmo diante da crise. “Só Deus para nos ajudar para o que nós estamos conseguindo fazer com o recurso escasso do jeito que está. Estamos vendo como os outros municípios estão se comportando, a crise é severa, é uma crise dura de encarar e nós estamos enfrentando obstáculos. Graças a Deus com a união da equipe, a população entendendo o momento da crise, nós temos conseguido fatiar o escasso royalties para que nós possamos fazer essas obras. Fora isso, tivemos uma movimentação muito grande para resgatar os depósitos judiciais que a Prefeitura têm. Estamos conseguindo resgatar boa parte desse valor de depósitos, já tem uma parte depositada no Banestes a disposição da Prefeitura e, com esse recurso nós vamos nos compromissar com essas obras que tem que ser feitas, não só na revitalização do Centro da cidade, mas também nos bairros que precisam ser melhorados. Eu quero frisar que Anchieta não tem três anos só, Anchieta tem mais de 400 anos, em três anos nós fizemos muito para essa cidade, não conseguimos fazer tudo que ela precisa, tudo que vinha lá de trás, pendente, capenga, mas conseguimos melhorar muito. Os problemas foram muito minimizados como na habitação, incentivo a agricultura familiar, incentivo a pesca, o conjunto de obras que traz o empreendedorismo junto, o turismo”

 

Projeto aberração, legislativo insano

O prefeito Marquinhos aproveitou a oportunidade e criticou a Câmara de Vereadores, em relação à revogação de uma lei, aprovada na sessão extraordinária, realizada nesta quinta, 28, que concedia ao município o direito de usar créditos oriundos de depósitos judiciários. “Isso é insanidade, enquanto os outros andam a frente, ajudando o município a se resgatar, a enfrentar a crise, o nosso Legislativo, infelizmente, está andando na contramão da situação que o Brasil, estados e municípios passam. Foi uma insanidade. Tem cunho político, mas isso não vai me intimidar, nós vamos lutar cada vez mais para resgatarmos. É uma lei inconstitucional e lei inconstitucional tem de ser tratada como inconstitucionalidade”.

O prefeito assegurou que a revogação da Lei não tem nada a ver com determinação do Ministério Público. “Mentira pura, aqui em Anchieta eles colocam o MP a frente das ações insanas. O MP tem conduzido muito bem a sua função, o MP não tem influenciado em nada, o que ele pede é pertinente, nós estamos respondendo tudo que é solicitado, é que eles querem jogar a culpa em alguém. O MP não é tão insano como eles foram”, afirma Marquinhos.

 

Marcaram presença

casa do cidadão casa do cidadão 9 casa do cidadão 10 casa do cidadão 12 casa do cidadão 13 casa do cidadão 14 casa do cidadão 16 casa do cidadão 18 casa do cidadão 19 casa do cidadão 20 casa do cidadão 21 casa do cidadão 23 casa do cidadão 24

Estiveram presentes o prefeito Marcus Assad, o diretor presidente da Samarco, Roberto Carvalho, o promotor de justiça aposentado um dos idealizadores do projeto, Marco Antonio Nogueira, o deputado federal Carlos Manato, a vice-presidente da Junta Comercial Elisa Vaggo, o gerente comercial do BANDES, Ricardo Teixeira, o secretário municipal de Governo Marcelo Dalbom, e demais secretários e servidores.

“O nosso foco é prestar atendimento com qualidade e eficiência, facilitando a vida do cidadão anchietense e também de cidades vizinhas. A oferta de serviços em um só lugar vai dar agilidade para empresários e futuros empreendedores, possibilitando a diversificação de atividades em nosso município. Nós estamos trabalhando e agradecemos a Samarco pela parceria para construção da Casa do Cidadão”, disse o prefeito Marcus Assad.

 

Casa do Cidadão é resultado de diversas parcerias

A Casa do Cidadão é um espaço que foi criado para facilitar o dia a dia da população idealizado conjuntamente entre a Prefeitura e lideranças comunitárias, no âmbito do Termo de Compromisso Socioambiental da Samarco (TSCA).

O Termo foi assinado entre a Samarco, a Prefeitura de Anchieta, o governo do Estado do Espírito Santo, o Ministério Público do ES, as prefeituras de Anchieta, Guarapari e Piúma, com a interveniência técnica do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA).

Já o presidente da Samarco, Roberto Carvalho, destacou que a inauguração da Casa do Cidadão é um marco. Porém não deixou de mencionar o momento difícil que a empresa está passando. “Estamos em uma luta diária para voltar a usar o uniforme e poder trabalhar. O que nos preocupa é que quanto mais tempo paralisado, menor é o nosso fôlego”, disse.

O promotor de justiça aposentado, Marco Antônio Nogueira, que é um dos idealizadores da Casa do Cidadão e participou do processo de assinatura do Termo de Compromisso Sócio Ambiental (TCSA), também trouxe à tona a importância da Samarco para o desenvolvimento de Anchieta e região. “Eu espero que Anchieta continue a progredir e temos que unir forças para lutar pelo retorno da Samarco”, disse.

O deputado federal Carlos Manato, teceu elogios ao município e a gestão do prefeito Marquinhos. Segundo ele, faz constantes visitas ao município para apreciar as praias e a cidade.

“O prefeito Marquinhos está administrando Anchieta justamente nesta fase em que há menos dinheiro, mas a cidade está mais organizada, mais limpa, tem educação em tempo integral, saúde de referência”. E destacou ainda: “Não adianta falar em salvador da pátria, nem filho pródigo. Neste tempo de crise, tem que ter experiência”, encerrou sendo aplaudido pelo público o deputado Manato.

O vereador Beto Caliman, que é líder do Governo na Câmara falou dos anseios da população para a Casa do Cidadão.

“Há muitos anos que a população de Anchieta pena pelo mau atendimento. A Casa do Cidadão é uma nova era. O morador agora vai poder resolver seus problemas em um só lugar. São ações como essas que realmente estão mudando a cara de Anchieta pra melhor”.

 

Conheça os órgãos que funcionarão na Casa do Cidadão:

ADETURCI, Agente de Desenvolvimento, Atendimento MEI, CESAN, Coordenação dos Conselhos Municipais, Espaço do Empreendedor, Fiscalização, Junta Comercial, Nosso Crédito, Ouvidoria Municipal e SEBRAE, Posto de Identificação da Policia Civil, SINE, Telecentro.

Telefones:Recepção 1º andar – (28)3536-1557

Recepção 2º andar – (28)3536-2120

Ouvidoria Municipal – (28)3536-3233

Espaço do empreendedor – (28)3536-3664

Posto de identificação – (28)3536-2908

Endereço: Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, s/n, Centro de Anchieta.

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *