Cenário de Itapemirim anima Caprini

Começo com uma notícia. A Oitava Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) negou provimento ao recurso da ex-prefeita de Itapemirim, Norma Ayub Alves (DEM), contra a decisão do colegiado, que manteve a condenação em uma ação de improbidade. Com isso, a mulher do deputado Theodorico Ferraço (DEM) vai ficando distante da disputa eleitoral, embora isso não sejam favas contadas.

Mas essa decisão, que inicialmente pode favorecer ao Dr. Luciano (PROS), atual prefeito de Itapemirim, na verdade cria para ele um monstro chamado novidade. E tudo que os políticos não costumam gostar é de cenários desconhecidos.

Parece que não, mas a polarização Dr. Luciano X Norma favorece ao prefeito em vários aspectos. O primeiro é o cenário estadual, onde não se sabe se hoje Ferraço e sua candidata teriam apoio ou simpatia do governador Paulo Hartung (PMDB). O que se aposta é que o peemedebista está mais perto do prefeito do que do deputado.

Fora isso, há aspectos municipais que favorecem Dr. Luciano, os principais deles são estar com a máquina na mão, o que pesa muito no interior, e a capacidade do atual prefeito ser um bom tocador de obras. O seu governo, em apenas quatro anos, está superando os oitos anos de Norma e Ferraço quando o tema é obras para a população.

Com Norma na disputa, fica visível para Dr. Luciano o alvo, com outra vantagem: a rejeição do casal Ferraço. Mas, sem ela, a tendência é aparecer um novo nome que pode ser fraco a ponto de não assustar, ou surpreender o cenário com eventuais apoios que estariam ‘soltos’ dentro do processo, tornando-o um pré-candidato gigante.

O cenário, por exemplo, já está animando o empresário Carlos Magno Caprini (PRP), de Itaipava. E não é apenas o fato de encontrar brecha entre as candidaturas tradicionais, como as de Dr. Luciano e de Norma.

O quadro nacional, com a confusão estabelecida em Brasília a partir dos escândalos de corrupção, encoraja nomes como o de Caprini. O empresário entende que o eleitor, já cansado de tanta baderna e desesperançoso com a falta de alternativas, pode optar por uma nova imagem nestas eleições. Imagem esta que não esteja vinculada a grupos políticos tradicionais e que não tenha nenhuma mácula.

Pois bem, Caprini pode ser essa novidade entre Dr. Luciano e Norma. E essa novidade pode ‘bagunçar’ o que está previsível, que é a disputa entre o prefeito e a ex-prefeita. Isso se a Justiça deixar.

 

“Ah, tanta sede é meu destino / Esse amor é beduíno / E o oásis teu lençol / Mas sempre no fim da viagem / Você volta a ser miragem / Areia e sol” – Ave Rara (Edu Lobo) 

 

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *