Cenas trágicas da semana que passou e o NATAL das crianças

A última semana foi difícil para muitas famílias, mas o Espírito Natalino está no ar, e a todos que foram atingidos de alguma forma, ou aqueles que se encontram internados em hospitais, em lares de idosos, nas prisões, nas casas de apoio, os profissionais que estarão trabalhando neste dia 25, tenham todos um natal de paz, de amor e que o Menino Jesus venha nascer em cada coração.

Possivelmente Papai Noel não estará em algumas casas deixando o presente das crianças neste dia 25. A semana que encerrou após as fortes chuvas deixou um rastro de prejuízos e centenas de famílias sem nada. No Sul do Estado as fortes chuvas que caíram acabaram mudando os planos de muitas famílias para o natal, além de muita sujeira centenas de pessoas desabrigadas. Muitas perderam tudo. E então, o que realmente impressiona é o que vem após a tragédia. A solidariedade. Em todas as cidades a ponto de coleta de donativos para ajudar as pessoas que perderam tudo.

Em Iconha, na última quinta, dia da tragédia, estava marcada o jantar dos funcionários públicos que confraternizariam, os planos mudaram, a ceia foi cancelada e a comida toda foi servida em marmitex aos desalojados, somente em uma rua, 30 famílias perderam tudo.

 

Ponte cai e deixa moradores sem acesso a Itapemirim

 

f1138232-0500-4845-bb55-f79926be1a00

Uma ponte caiu na tarde deste sábado (17) em Itapemirim deixando a cidade sem acesso pela Rodovia ES487. Os dois sentidos da via estão interditados. A ponte fica na Rodovia ES-487, que liga o município de Itapemirim ao trecho da BR-101 na altura de Rio Novo do Sul.

 

 

Piúma abre o Canal de Itaputanga para rio desaguar no mar

canal-2

A decisão da Prefeitura Municipal de Piúma em abrir o Canal de Itaputanga, mesmo desagradando aos comerciantes é de extrema responsabilidade. A única forma de esvaziar Iconha e impedir que a água tomasse às centenas de casas a ribeirinha foi essa. Essa é uma prova de solidariedade com irmãos iconhenses e moradores a margem do rio. Antes de pensar nos lucros do verão, é preciso salvar a sua gente.

 

Prefeita de Rio Novo do Sul fica soterrada

prefeita-de-rio-novo

 

“Só lembro que veio uma avalanche. Um pedaço de pau bateu forte no meu peito e me jogou para dentro daquela lama. Temi que viesse outra avalanche e me tampasse. Então me esforcei para vir à tona e graças a Deus o Júnior conseguiu me enxergar”, contou a prefeita. Maria Albertina foi levada para o pronto-socorro do município com escoriações leves.

 

 

O natal de Maria Clara

 

f85657a1-c4dc-430e-a2a9-59a7bd0f63b6

Em meio a tantas tragédias que vem ocorrendo, o sonho ainda é o que move as pessoas. Centenas de famílias perderam tudo mesmo, com as chuvas. Faltou acesso nas avenidas, nas estradas do interior, no centro de alguns municípios. Móveis se perderam, veículos foram arrastados, ribanceiras caíram e pontes desabaram. Mas, a vida para muitos foi poupada.

A Reportagem conversou com Dilma Sedano Matias, em Itaipava, ela que faz o natal das crianças carentes há 15 anos. O natal da tia Dilma. Em uma moto cinquentinha ela roda os balneários de Itaoca e Itaipava recolhendo brinquedos para a festa do fim do ano de quem não tem nada. E entrega a todos, atendendo cada pedido enviado em carta.

Esse ano ela foi surpreendida com a carta da pequena Maria Clara, que se encontra internada no Hospital Infantil, entubada, na UTI. A menina escreveu uma cartinha para ela pedindo a máquina registradora da Barby, de presente e lembrou que gostaria muito de ganhar porque completa aniversário no dia 22 pertinho do natal, mas o que Dilma não contava é que a menina fosse ser internada no mesmo dia em que escreveu a carta.

Por conta da história da Maria Clara, entre a vida e a morte, Dilma pensa em adiar a festa do natal das crianças para que a menina possa participar, e se até o natal ela não tiver alta, vai receber o presente no hospital.

Como a Maria Clara milhares de crianças não estarão em suas casas para receber o tão sonhado presente deixado pelo papai Noel na janela, outras não terão a ceia in família. Muitas famílias não terão como confraternizar essa data.

“Tem dois anos que está muito difícil conseguir os presentes, até agora eu só tenho seis brinquedos, mas nunca deu menos que 150 crianças e elas estão me cobrando, e eu não vou desistir, não desisto, nunca desisti, vou à luta”. Na conta que disponibilizo as pessoas que contribuem com o natal dessas crianças tenho R$383.00 para transformar em cachorro-quente, refrigerantes, descartáveis e os brinquedos que faltam, “já deu, eu acredito”.

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *