Circuito estadual de contação de histórias chega a Cachoeiro

A etapa local conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura

 

Cachoeiro de Itapemirim recebe, na próxima semana, uma das etapas do Circuito Estadual de Contação de Histórias e Narrativas 2017. O evento acontecerá na Casa dos Braga, na segunda (21) e na terça-feira (22).

Narrativas, contação de histórias, oficinas, roda de conversa, história, lendas capixabas, poesias, músicas e interfaces são as atividades do encontro, que terá a presença dos contadores Chico Aníbal, Cláudia Viúva Negra, Alzira Bossois, Márcia Castro, Valdirene Favalessa e Teodorico Boa Morte. Voltada para crianças e adultos, a programação é inteiramente gratuita.

Intitulada “O Capixaba da Diversidade”, a intervenção interativa se inspira nas diversas culturas presentes no Espírito Santo e, ainda, nas ações realizadas no Museu Capixaba do Negro “Veronica da Pas” (Mucane), em Vitória, nos anos de 2015 e 2016.

De acordo com a organização da iniciativa, o objetivo é valorizar a história e a cultura do povo espiritossantense por meio dessas atividades, que enviam uma imagem positiva quanto às suas raízes e, assim, aumentam a autoestima da população do ES no seu conjunto.

Contemplado em edital da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o circuito acontece em seis municípios capixabas. A etapa de Cachoeiro conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult).

“É uma alegria muito grande, para nós, ter nosso município inserido no roteiro desse projeto. A contação de histórias é um dos mais poderosos segmentos de literatura, porque, além de encantar a quem as ouve, também transmite um forte conteúdo de tradição”, avalia a secretária municipal de Cultura, Fernanda Martins.

Confira a programação local:

Segunda (21)
19h: Abertura

Terça (22)
Contação de histórias
9h às 9h40, 10h às 10h40, 14h às 14h40 e 15h às 15h40

9h às 11h30: Oficina de contação de história 1, “Contos e encantos”, com Cláudia Viúva Negra e Teodorico Boa Morte (30 alunos)

14h às 16h: Oficina de contação de história 2, “Quem conta contos, conta mais um tanto!”, com Márcia Castro e Chico Aníbal (30 alunos)

Encerramento
A partir das 17h: Roda de histórias com alunos das oficinas, bate-papo e confraternização

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *