Como armazenar os alimentos e minimizar a contaminação

Alguns cuidados são essenciais na hora de guardar a comida que você comprou no supermercado ou que sobrou do almoço

Por Yara Achôa, iG São Paulo

Microorganismos nocivos à saúde estão por toda parte, à espera de um descuido para dar o bote e contaminar o que estiver por perto, podendo provocar de mal-estar, diarreia e até problemas mais sérios.

O perigo pode estar no restaurante por quilo, na barraquinha de cachorro-quente , bem como na panela ou na geladeira. Por isso, manipular e armazenar os alimentos corretamente são atitudes importantes para manter a comida longe das bactérias e os nutrientes conservados pelo maior tempo possível.

“Os alimentos devem ser guardados separados uns dos outros para que não haja contaminação cruzada e em temperatura adequada para que evitar proliferação de microorganismos e toxinas. Além disso, é preciso tomar cuidado com o tipo de recipiente usado e se este está totalmente limpo e vedado”, alerta a nutricionista Valéria Paschoal, presidente do Congresso Internacional de Nutrição Clínica Funcional, que acontece em setembro, em São Paulo.

A seguir, a especialista responde às principais dúvidas sobre o tema.

 Como armazenar…

A carne comprada no supermercado?

É melhor congelar em porções individuais. Dessa forma, não haverá desperdício, visto que irá descongelar apenas o volume necessário para a refeição. Quanto à temperatura, peixes devem ficar armazenados a 2ºC e quando cozidos, devem permanecer congelados a essa temperatura por 24 horas. As carnes de boi e aves devem ser armazenadas a 4ºC e quando cozidas, devem ficar no congelador por no máximo três dias.

 … o feijão

 O feijão cru pode ser armazenado em temperatura ambiente. Cozido o alimento deve ser guardado sob refrigeração a 4ºC por, no máximo, três dias. Se for congelado, recomenda-se que seja distribuído em vários recipientes, de preferência, de vidro.

 … os ovos?

Devem ser armazenados sob refrigeração (4 a 8ºC). Não é necessário higienizá-los antes de guardá-los. A higienização – lavagem e desinfecção – pode ser feita antes de sua utilização.

… as verduras, as frutas e os legumes?

Vegetais folhosos devem ser armazenados sob refrigeração a 10ºC por no máximo três dias. Quando íntegros, as frutas e legumes devem ser armazenadas em temperatura ambiente. Não há necessidade de mantê-los embrulhadas em papéis e sacos plásticos. Caso o armazenamento seja de uma fruta já cortada, por exemplo, recomenda-se que ela seja armazenada sob refrigeração em recipientes de vidros a 10ºC.

… a sobra do almoço?

O ideal é que esses alimentos sejam armazenados logo após o término da refeição. O rápido resfriamento diminui o risco de contaminação com outros alimentos. Assim, o alimento pronto deverá ter sua temperatura reduzida de 60°C a 10ºC em até duas horas.

Se guardar na própria panela, é importante que seja mantida fechada.

 … metade de uma fruta? 

Se for um mamão, por exemplo, ele deve ser cortado, ter as sementes retiradas e armazenado em um recipiente de vidro. Deve permanecer sob refrigeração e ser consumido no prazo de um dia.

 Posso usar pote plástico para guardar comida e congelá-la? 
Não é interessante armazenar comida em recipientes de plástico, pois quando quentes ou congelados os alimentos em contato com os plásticos estimulam a liberação de toxinas desse material, como o bisfenol A, por exemplo. Assim, é recomendado usar tigelas ou outros vasilhames de vidro.

Posso embalar alimentos com filme plástico e papel alumínio?
O ideal é embalar os alimentos com papel manteiga. Os metais e as substâncias presentes no plástico e no alumínio podem migrar para o alimento quando entram em contato.

Fonte: Saúde – iG @ http://saude.ig.com.br/alimentacao/como-armazenar-os-alimentos-e-minimizar-a-contaminacao/n1597105857073.html

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *