Concurso de marchinhas homenageia Raul Sampaio Cocco

Quase sete décadas após o lançamento de “Aladim”, Raul é homenageado em 2018, em que completa 90 anos de idade, justamente no concurso de marchinhas de sua terra natal. 

 

De acordo com o prestigiado Dicionário Cravo Albim da Música Popular Brasileira (www.dicionariompb.com.br), o cantor e compositor cachoeirense Raul Sampaio Cocco – que ganhou projeção nacional ao integrar o Trio de Ouro, ao lado de Herivelto Martins e Lourdinha Bittencourt – possui 220 canções registradas em sua vasta obra.
Dentre as quais – além de “Meu pequeno Cachoeiro”, hino oficial do município – a marchinha “Aladim”, sua primeira composição gravada em estúdio. Escrita em parceira com Herivelto (um dos ícones da Era de Ouro do rádio no Brasil), foi interpretada, em 1950, pela cantora paulistana Isaurinha Garcia.

Quase sete décadas após o lançamento de “Aladim”, Raul é homenageado em 2018, em que completa 90 anos de idade, justamente no concurso de marchinhas de sua terra natal.
Seu nome dá título à quinta edição do prêmio, que é organizada pela Secretaria de Cultura e Turismo de Cachoeiro (Semcult). O evento, que abre a programação do carnaval da cidade, acontecerá em 9 de fevereiro, com entrada franca, no parque de exposições do bairro Aeroporto. “A obra e a história de Raul representam a nobreza e a grandiosidade da produção artística cachoeirense. Ele é um ícone, uma referência. Merece homenagens e reverência sempre”, considerou a secretária de Cultura e Turismo de Cachoeiro, Fernanda Martins.

Na manhã desta terça-feira (30), em breve conversa telefônica – intermediada, gentilmente, por José Cocco Neto, filho do artista celebrado no concurso –, Raul Sampaio Cocco, que reside em Marataízes, no balneário sul capixaba, comentou sobre a homenagem recebida.

“Fiquei satisfeito. Não por mim, mas por se tratar de mais uma iniciativa importante para a propagação da arte”, disse, modesto, ao completar que a grandeza de um povo se retrata na cultura.

Classificação sai nesta sexta (2)

As inscrições para o concurso foram encerradas na segunda-feira (29). Doze marchinhas serão classificadas para a fase seguinte. A lista será  publicada nesta sexta-feira (2), no portal da prefeitura de Cachoeiro (www.cachoeiro.es.gov.br).
No dia 9, os foliões vão conferir a apresentação dessas composições a partir das 19h. Seis delas vão para a etapa final, logo após. A base instrumental em toda a competição fica por conta da banda Kê Swing Bom.

Ganham troféus e prêmio em dinheiro as composições que ficarem entre as três primeiras colocações na votação da Comissão Julgadora, com base em quatro critérios: Letra, Melodia, Interpretação e Harmonia.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *