Confira a sessão da Câmara de Cachoeiro nos pronunciamentos de cada vereador

Higner Mansur (PSB)

 

Disse que, em resposta ao seu pedido de informação sobre a exibição de produções audiovisuais nacionais nas escolas, garantida por lei, a Secretaria de Educação lhe respondeu que estudará a questão junto a Secretaria da Cultura. Falou  que o Ipaci recebeu mais dez dias de prazo  para lhe entregar as informações pedidas devido ao volume delas. Afirmou que os vereadores devem tomar providências a respeito da mudança dos endereços da cidade, que está causando problemas na entrega das correspondências. Disse que votará a favor do projeto que transfere recursos para o MEPES, instituição respeitada, que trabalha na educação para alunos da zona rural e suas peculiaridades. Afirmou que os jornalistas Ailton Weller e Dayane Hemerly, do Jornal Fato, estão fazendo matérias espetaculares na área de cultura.

 

 

Edison Valentim Fassarela (PV)

 

Elogiou a Associação dos Moradores do Bairro Amarelo pela sua organização. Disse que comparecerá ao lançamento de livro sobre os 100 anos de história da Santa Casa. Falou que alguns projetos da Prefeitura podem tramitar em regime de urgência, como o do rotativo, que é um problema a ser resolvido rapidamente.

 

 

Diogo Pereira Lube (PDT)

 

Agradeceu ao vereador Higner Mansur por livro com o qual foi presenteado. Disse que escolheu o PDT como partido por causa de Darcy Ribeiro e a própria história da sigla. Falou que nunca mais votará em projetos de lei apressadamente. Disse que a onda de conservadorismo que o Brasil vive atualmente prejudica o debate  sobre assuntos como o machismo, tema fartamente discutido em redes sociais, onde muitos expressam opiniões totalmente desrespeitosas contra às mulheres. Criticou o deputado Jair Bolsonaro por suas posições extremistas contra as minorias, e disse que teme pelos jovens que o têm como líder. Disse que gostaria que o deputado lesse sobre a história da comunidade de Monte Alegre, para entender sobre a história dos negros do Brasil.

 

Delandi Pereira Macedo (PSC)

 

Disse que Bolsonaro pertence ao seu partido, mas  pensa  que ele extrapola todos os limites da ética, e que ele sairá do PSC. “Sou admirador dele em certos pontos, mas não concordo com tudo o que ele fala. Racismo é inadmissível, assim como qualquer tipo de agressão às mulheres”, falou o vereador. Falou que a própria TV coloca mulheres como objetos e não as respeita. Reclamou das obras da cidades iniciadas na gestão passada que não foram concluídas. Disse que acompanha duas situações na comunidade de Soturno, uma na localidade Buraco do Sapo, que necessita de rede de esgoto, pois os dejetos são lançados in natura no córrego, e sobre a necessidade do cemitério de Soturno ser ampliado.  Disse que a Casa precisa melhorar seu acesso a internet, e precisa de Wi-Fi. “O sistema está sobrecarregado, mas precisamos de soluções”, reclamou. Solicitou aprovação do regime de urgência para os oito projetos protocolados pelo Executivo nesta data, pois considera que eles são fundamentais para que o prefeito consiga implementar sua política de governo, agilidade ao processo administrativo na nova estrutura da prefeitura.

 

 

Bras Zagotto (SD)

 

Falou sobre o evento a ser realizado no Campo Santo Agostinho, a Paixão de Cristo, no dia 14 de abril. “Está na 37ª apresentação, não tem atores profissionais envolvidos, mas o espetáculo  é sempre emocionante ”, afirmou. Disse que fez indicações de serviços para a prefeitura, mas  reconhece que a falta de maquinário atrapalha execução delas. Afirmou que Cachoeiro tem uma área enorme de zona rural, cujos moradores querem principalmente o ensaibramento das estradas. Falou que pretende estudar e discutir muito os projetos enviados pela Prefeitura, e que participou da reunião como o Executivo  justamente para entender as propostas do governo municipal. “Um dos projetos, que limita o servidores comissionados para o quantitativo de 490 é bom, mas a administração anterior não utilizava todo o quantitativo previsto, que era de cerca de 590”, falou o vereador.

 

Sílvio Coelho Neto (PRP)

 

Disse que fez encaminhamento ao DNIT para que seja resolvido problema no semáforo da rodovia Cachoeiro x Muqui. Disse que os comerciantes do Mercado da Pedra estão sofrendo falta de energia elétrica, além de terem perdido mais de 50% das vendas. Falou que esteve no Hospital Infantil, onde presenciou a espera de cerca de 40 crianças por atendimento. “Claro que foram sendo atendidas, mas foram chegando outras tantas, mantendo esta média de pacientes  em espera”, falou. Disse que as estradas das comunidades do interior estão esquecidas.

 

Alexandre Andreza Macedo (DEM)

 

Falou que teve resposta da Prefeitura a respeito do Pronto Atendimento  de Itaoca  e a necessidade de pediatra para atender à comunidade. “Me informaram que, conforme portaria do Ministério da Saúde, é necessário ter Clínico geral, Técnico em Enfermagem e Agente de Saúde nos PSF’s, mas o  distrito tem cerca de 12.000 habitantes e penso que precisa de especialistas ”, falou. Disse que o distrito precisa ter outra equipe de PSF para dar conta da demanda, e que a médica que atende no posto de saúde , quando precisa fazer atendimento domiciliar, utiliza veículo emprestado da comunidade. “E ainda assim, tenho que ouvir que o município tem atendimento de saúde adequado como resposta”, falou. Disse que as mães de Itaoca tem que se deslocar até Cachoeiro se quiserem atendimento pediátrico, e isso as penaliza. Disse que a administraçao prometeu cuidar das estradas do interior, com prioridade naquelas que são utilizadas no transporte escolar, mas que muitas delas não tem condiçoes de tráfego. “Penso que pode ser contratada empresa para fazer a manutenção das estradas”, falou o vereador.

 

Paulo Sergio de Almeida (PRP)

 

Falou que que após passados os primeiros 100 dias de legislatura, se sente mais seguro no exercício de sua função, e que tenta também, junto aos demais vereadores, dar uma nova identidade à Casa. Reclamou do acesso à internet na Casa, e também da falta de rede Wi Fi para os vereadores. “É preciso encontrar solução”, falou o vereador.

 

 

 

 

Wallace Marvila Fernandes (PP)

 

Reclamou da falta de quantitativo de profissionais da saúde nos PSF’s da cidade. Falou que a equipe do CRJ de Cachoeiro fez levantamento de vários intrumentos musicais que ficavam no local, e constatou o sumiço de vários. “Quero saber se foi feita queixa crime e onde se encontram os materiais sumidos,  que tem cerca de R$ 20.000,00 de valor”, falou.

 

 

 

Alexon Soares Cipriano (PROS)

 

Falou que fez pedidos de informações sobre o loteamento Aurea Bispo Depes, que causa alagamentos na rodovia Mauro Miranda Madureira. “A lama que desce está esburacando a pista , que danifica os veículos que ali transitam”, falou o vereador. Disse que esteve no  bairro Village da Luz, visitando a super creche, que ainda não foi concluída e a praça, cuja quadra não pode ser utilizada por falta de iluminação. Afirmou que o PSF do bairro está em “petiçao de miséria”, pois está até sem papel higiênico e rede de esgoto adequada, além de ar condicionado. “Além disso, as obras da unidade de saúde não foram concluídas, existem vidraças quebradas e portas de consultórios que não fecham”, afirmou o vereador.

 

 

Elio Carlos Silva de Miranda (PDT)

 

Disse ser contra a tramitação em regime de urgência para os projetos apresentados pela Prefeitura.”Projetos importantes e que geram impactos como estes não podem ser votados às pressas ”, falou. Disse que a FAMMOPOCI não interfere diretamente nas associações filiadas a ela. Disse ser a favor do repasse de recursos ao MEPES, que desempenha muito bem seu papel na educação dos jovens das comunidades rurais. Disse que a Feira do Produtor agora está na Linha Vermelha, o que não agradou a todos, inclusive  os feirantes, expostos ao sol e aos consumidores, que correm riscos devido ao trânsito  . Disse que os remédios só podem ser entregues  por farmacêuticos, e por isso os medicamentos estão sendo distribuídos no Centro de Saúde, que conta com estes profissionais.

 

 

Rodrigo Sandi (PTN)

 

Parabenizou Henrique Negão por seu trabalho como líder comunitário no Bairro Village da Luz, e agradeceu aos vereadores que estiveram na ação social promovida por ele no Zumbi.

Disse que a farmácia do posto de saúde do Zumbi foi fechada, e que os moradores locais precisam pegar medicamentos no Centro Municipal de Saúde, emfrentando espera que podem durar até 4 horas. Disse que a reforma do Pronto Atendimento “Paulo Pereira Gomes” está paralisada.

 

 

Renata Sabra Baião Fiorio Nascimento (PSD)

 

Disse que os vereadores devem ser bastante comedidos na hora de votar os projetos da prefeitura, evitando a pressa. Afirmou que os vereadores devem estar atentos ao problemas financeiros da Flecha Branca, e que gostaria de saber se a prefeitura tem alguma alternativa caso a empresa entre em falência, para que a população não fique sem transporte.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *