Confira mitos e verdades sobre os mosquitos

Não bastasse o desconforto das picadas de mosquitos, alguns deles, como o Aedes Aegypti, ainda são transmissores de graves doenças como zika e dengue. O passo mais importante é, sem dúvida, a prevenção, mas saber o que atrai mais mosquito, quando costumam atacar, entre outras especificidades, também contribuem no combate.

 

Segundo a dermatologista/alergista Yara Maria Garcia Moulin, da Unimed Sul Capixaba, o mosquito gosta muito de umidade, então, a pele suada atrai mais os insetos, assim como o odor exalado.

“A atração pelo inseto é determinada, principalmente, por uma predisposição individual genética, pois vai depender do cheiro que o corpo do indivíduo exala e das sustâncias químicas presentes no suor, como o ácido láctico. Essa predisposição varia por uma combinação de fatores, como a composição da pele, das condições metabólicas etc.”, diz.

No verão, de fato, as picadas são mais frequentes por dois fatores. “No frio, o indivíduo se cobre e, consequentemente, se protege mais com as roupas. E na época do calor, existem mais mosquitos por conta da chuva, que é um fator de proliferação do inseto”, diz o alergista.

Tratamento

“Há um mito de que a vitamina B 12 ou o complexo B, como, por exemplo, a levedura de cerveja, eliminada pela pele modifica o odor do indivíduo e, com isso, o inseto não se aproxima. Mas, experiências já mostraram que mesmo que você passe a vitamina na pele, ainda assim os insetos picam”, afirma o alergista.

Se a picada for comum e o indivíduo não for alérgico, Yara indica colocar gelo em cima como forma de tratamento, para aliviar a coceira e não deixar irritar. Cremes e anti-histamínicos, que são os remédios antialérgicos, devem ser prescritos pelo médico, pois variam de acordo com a idade e o peso do paciente, enfatiza o alergista.

No caso dos ambientes, o médico indica o uso de inseticidas à base de água, que não deixam odor, e diz para evitar o uso de repelentes que tem de ligar na tomada, pois estes acabam poluindo o local por um período muito longo.

Yara alerta para o uso de repelentes em crianças. “A pele da criança é mais fina e as substâncias acabam penetrando mais. Por isso, o uso de repelentes é indicado apenas para crianças acima de dois anos. E, mesmo assim, o produto deve ser próprio para criança, que é menos tóxico”, afirma.

Veja mitos e verdades sobre picadas de mosquito:

 Nosso suor atrai o inseto.

 VERDADE

O mosquito gosta muito de umidade, então, a pele suada atrai mais os insetos, assim como o odor exalado. A atração pelo inseto é determinada, principalmente, por uma predisposição individual genética, pois vai depender do cheiro que o corpo do indivíduo exala e das sustâncias químicas presentes no suor, como o ácido láctico. Essa predisposição varia por uma combinação de fatores, como a composição da pele, das condições metabólicas etc.

Comer determinados alimentos ajuda a evitar picadas de mosquito.

 MITO

Alguns estudos mostram que as pessoas não possuem um odor característico que repele os insetos. Então, comer um alimento não é suficiente para modificar o odor da pele.

Alguns tecidos de roupa conseguem afastar insetos e evitar picadas.

PARCIALMENTE VERDADE

 O inseto vai para onde tem pele. Onde tem tecido, naturalmente, ele não consegue picar. As roupas funcionam como uma barreira mecânica e não como repelente. 

Repelente não é capaz de evitar picada de todos os insetos.

VERDADE

O repelente é uma substância química que vai mudar o odor da pele, tornando-a menos atrativa para o inseto. Cada substância repele um tipo de inseto, como o ativo DEET, que age contra mosquitos e carrapatos. Os repelentes conseguem evitar os mosquitos do dia a dia, que são os hematófagos, inclusive o Aedes Aegypti, causador da dengue. Mas insetos como abelha, marimbondo e vespa não sofrem o efeito

Alguns tipos sanguíneos atraem mais os mosquitos.

 MITO

Não há nenhuma relação do tipo sanguíneo com a atração aos insetos

Tomar vitamina B12 ou composto B faz a pele exalar um cheiro que afasta mosquito.

MITO

Há um mito de que a vitamina B, como por exemplo, a levedura de cerveja, eliminada pela pele modifica o odor do indivíduo e, com isso, o inseto não se aproxima. Mas experiências já mostraram que mesmo que você passe a vitamina na pele, ainda assim os insetos picam. 

Entrar no mar ajuda a cicatrizar picadas de inseto.

PARCIALMENTE VERDADE

A água salgada do mar funciona como soro e pode ajudar na higiene do local, mas não seria o método de tratamento convencional. Mas a água deve ser limpa.

Mosquito é atraído por certas cores de roupa.

 MITO

O que a gente sabe é que a luz amarela, aparentemente, não atrai os insetos, tanto que hoje as cidades são iluminadas assim, como uma forma de repelir os insetos na área urbana. Mas as roupas não têm esta característica.

Perfume doce atrai mais insetos.

VERDADE

Os perfumes mais adocicados podem atrair abelhas, que os confundem com o odor da flor. 

Os mosquitos picam mais à noite.

PARCIALMENTE VERDADE

A maior parte dos mosquitos pica na virada do dia, tanto no amanhecer quanto no anoitecer. Esses dois momentos, para o mosquito em particular, é mais crítico. Mas, por exemplo, o Aedes Aegypti pica principalmente durante a manhã. Assim como as abelhas e marimbondos, que picam durante o dia. Varia de acordo com o comportamento animal de cada espécie.

Desodorante evita picadas.

MITO

O desodorante não tem este poder, já que geralmente é apenas uma mistura de perfume com um antisséptico, não tendo nenhuma ação na percepção dos insetos

Calor favorece picadas mais do que frio.

VERDADE

Existem dois fatores nesta afirmação. Primeiramente, no frio, o indivíduo se cobre e, consequentemente, se protege mais. E na época do calor, existem mais mosquitos por conta da chuva, que é um fator de proliferação do inseto

Citronela é um repelente natural de qualquer mosquito.

VERDADE

O odor das velas de citronela e andiroba repele o mosquito causador da dengue, o Aedes Aegypti, mas elas possuem uma área de cobertura pequena, cerca de 10m² apenas. Já a citronela de uso tópico é eficiente como um repelente natural, isto é, não é tóxica.

Passar álcool ou vinagre na pele ajuda a evitar coceira.

MITO

O álcool e o vinagre são agressivos para a pele. O indivíduo vai acabar gerando mais irritação e até mais coceira.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *