Cultura, gastronomia e hotelaria são destaques do Salão Sabores 2016

 

A 16ª edição do evento abordará negócios com reuniões empresariais

 

Com o tema central: “Declare o seu amor pelo ES”, o evento traz este ano um mix de negócios que atende aos mais exigentes empresários e um conteúdo de qualidade que, certamente, será grande atrativo aos profissionais da gastronomia, hotelaria e interessados pela arte da culinária, convergindo para o foco no crescimento profissional e econômico do setor.

 

Nesta edição, o Salão Sabores 2016 – Salão Técnico e de Negócios em Gastronomia e Hotelaria do Espírito Santo está em novo local, no Hotel Golden Tulip Porto Vitória, na Enseada do Suá. Com aulas show, salão de produtos e serviços, palestras técnicas, rodada de negócios e o Concurso “Chefs do Sabores”, o evento será realizado nos dias 29 e 30 de agosto.

 

Para o primeiro dia, a Arena Show iniciará com os belos morangos de Domingos Martins, que inspiraram o Chef Caio Lacerda a produzir a aula show inaugural do Salão Sabores 2016. Professor no Instituto Gastronômico das Américas (IGA) e proprietário do Ateliê dos Sabores, o chef irá apresentar o tema: “O Ateliê e os Doces da Dona Maria”, às 14h. A primeira aula será bem versátil, o Chef Caio fará uma torta de morango em duas apresentações, uma clássica e outra contemporânea, com a companhia da avó Dona Maria, na aula show que abrirá o evento.

 

Com o tema “Mosaico Capixaba”, a Chef e professora da Faculdade Novo Milênio, Lilia Meirelles apresentará o Raviole de pupunha com abóbora com sálvia, queijo de macadâmia e castanha do Pará, às 15h.

Já a Chef Paty Pinho, proprietária da confeitaria Via Gourmet, apresentará em sua aula show: “Trio Verrines com o sabor do ES”, às 16h. Verrine é o nome dado aos pratos que são servidos em copos ou taças, sejam eles doces ou salgados. O trio composto pelo Tiramisu, Mousse de Chocolate com Praliné de Macadâmias e Pavlova com Morangos terão um diferencial com toque capixaba. “Os verrines são porções individuais onde podemos brincar com texturas, sabores e esbanjar na criatividade”, revela.

Os Chefs das redes hoteleiras do Estado estarão bem representados com a Subchef do Hotel Senac Ilha do Boi, Fabrícia Sarriá, que irá demonstrar alguns pratos com o tema: “Coffee Break e Brunch Light”, às 17h. O assunto, que é muito demandado no setor será apresentado junto ao barista Waschintom Mageski, que acrescentará à aula, técnicas para fazer o famoso e bom café em diversas possibilidades, e bebidas à base do grão, tanto para os pratos doces e salgados com o foco em “Cafés especiais do ES”.

 

Segundo Fabrícia, os pratos serão apresentados com um diferencial, a introdução de produtos sem glúten, lactose, integrais e orgânicos. “A intenção é levar conhecimento da prática do serviço saindo da rotina de um hotel para atender um público que visa trabalhar em eventos particulares ou agregar conhecimento nessa área. Além de passar pelas infinitas possibilidades do serviço e dar um toque diferencial com o Brunch Light”, diz.

 

Levando a tradição de 30 anos do restaurante Quina do Futuro, eleito quinze vezes o melhor restaurante japonês, pelo Guia Veja Recife, o Chef André Saburó apresentará a aula show com o tema “Atum” para os profissionais e amantes da comida japonesa, às 18h. O prato será o Maguro Shoyuzuke, um atum marinado em shoyu, que será utilizado para mostrar a técnica tradicional japonesa em conservação do peixe fresco.

 

De acordo com Saburó, os participantes terão a oportunidade de aprender sobre famoso atum. “Será possível conhecer melhor esse peixe através de uma visão técnica, onde estudamos o atum como um boi do mar e dividimos as partes fazendo um aproveitamento máximo do produto”, conta.

 

Reuniões ABIH-ES e Sindbares

O secretário de Estado de Turismo do Espírito Santo (Setur-ES), José Sales, estará no Salão Sabores 2016, e palestrará sobre a campanha #AmorES, lançada pela Secretaria e as atividades realizadas para aumentar a visibilidade turística do Estado. A apresentação será no dia 29 de agosto, às 16h, na reunião da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Espírito Santo (ABIH-ES).

 

Após a reunião da ABIH-ES acontecerá a Reunião Ampliada do Sindbares, que que terá como convidados especiais o Senador Ricardo Ferraço e o presidente executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci. Relator do Projeto de Lei da Gorjeta no Senado, Ferraço contribuirá na discussão do painel “Gorjeta e Trabalho Intermitente”, que será realizado no primeiro dia do evento (29), às 17h30.

Inscrições

As inscrições para participar de toda a programação do Salão Sabores 2016 serão realizadas somente no local do evento, a partir do primeiro dia às 13h30. Estudantes de gastronomia das faculdades e universidades do Estado, que comprovarem matrícula por carteirinha, declaração, boleto ou equivalente, não terão custos. Assim como os empresários e profissionais ligados ao segmento que apresentarem cartão de visita, o convite ou o cartão do CNPJ da empresa.

Já os acadêmicos de outras áreas pagam valor de meia-entrada, mediante comprovação. Visitantes, convidados e gourmands mediante convite ou pagamento da inscrição: R$20 (inteira) e R$10 (meia com comprovante). O valor é referente à participação nos dois dias do evento.

Organizado pela Win Eventos, o Salão Sabores é uma realização do Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Espírito Santo (Sindbares), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Estado (Abrasel-ES), Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Espírito Santo (ABIH-ES).

SALÃO SABORES 2016

16º Salão Técnico e de Negócios em Gastronomia e Hotelaria do Espírito Santo

 

Data: 29 e 30 de agosto

Hora: das 13h30 às 23h (29 de agosto) e das 13h30 às 22h (30 de agosto).

Local: Hotel Golden Tulip Porto Vitória

Endereço: Av. Nossa Senhora dos Navegantes, Enseada do Suá, Vitória.

Inscrições: Inscrições no local do evento somente em dinheiro.

Informações: pelo site www.feirasabores.com.br Facebook  www.facebook.com/salaosabores

Instagram instagram.com/salaosabores

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *