Publicidade

DADIR: a guardiã da Lei da Emancipação de 64

A Lei de Emancipação da Política está nos guardados de dona Dadir Fricks Jordão Belônia. A cidade comemora 53 anos de emancipada em 04 de abril

Como se sabe a cidade de Presidente Kennedy completa no próximo dia 04 de abril 53 anos de Emancipação Política. Este jornal em 2014 veiculou um especial contando um pouco do processo político para o feito que marcou a vida do município, que, até então, era o 2º distrito de Itapemirim.

Numa viagem no túnel do tempo, a Reportagem foi ao encontro de parte dos guardados de dona Dadir Fricks Jordão Belônia. A professora alfabetizadora, vereadora eleita presidente da Câmara, responsável pela criação da Lei Orgânica do Município, a fundadora da Pestalozzi, a idealizadora do antigo Mobral – hoje, Educação de Jovens e Adultos, a pedagoga que pensava a frente do tempo dela, a contabilista e administradora, a auxiliar de serviços gerais da Prefeitura, a primeira secretária da Prefeitura, a poetisa que cantou em versos intermináveis a história da cidade, a qual dedicou toda a sua vida, a mãe de Bethânia e Claudinha, a esposa de seu Leopoldo. Coube à dona Dadir guardar a história da cidade e nas caixas de arquivos e recortes da época, a Reportagem encontrou a Lei de Emancipação Política.

A Lei nº 1918 de 30/12/1963 publicada no Diário Oficial de 08 de janeiro de 1964 diz no seu artigo 1º, “fica criado o município de Presidente Kennedy. Desmembrado do município de Itapemirim, com sede na atual Vila de Batalha. A Lei entrou em vigor em 01 de janeiro de 1964… Publique-se, 31 de dezembro de 1963”. (Imagem)

Primeiras nomeações

Entre os guardados da historiadora, um livro com todos os decretos, portarias e leis de 1964 a 1976. Inclusive a Portaria nº 02/65 de 03 de agosto de 1965 que a nomeia para lavrar todas as atas, decretos e portarias da municipalidade, e quem assinou foi o então prefeito, o comerciante Virgílio Brezinsk, quem assumiu o lugar do interventor Irysson Soares da Silva, indicado pelo governador do Estado na época.

E por falar em Irysson, o interventor, este escreveu uma carta em 1988 parabenizando Dona Dadir por ter sido eleita vereadora da cidade, sem salário, registres-se. “Fiquei muito feliz em saber da sua vitória, em 15/11/88 alcançando assim uma cadeira na egrégia Câmara de Presidente Kennedy. Nunca uma função como esta recaiu tão bem numa pessoa, como no seu caso: filha da terra natal, nascida e criada aí com a vida e interesses voltados para a sua terra natal, e, 1ª secretária da Prefeitura… Meus sinceros parabéns”, trechos da carta do interventor, Irysson”.

 

Foto: carta à dona Dadir

Legenda: O interventor Irysson escreveu uma carta a Dona Dadir em 1988 parabenizando pela vitória ao ser eleita a Câmara de Kennedy.

 

Compartilhe nas redes sociais

2 Comentários

  • Mário Soares disse:

    Boa tarde, sou neto do Dr Yrysson da Silva da matéria. Gostaria de saber se existe mais algum documento ou alguma coisa relacionado ao meu avô.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *