Defumados preparados por um coronel

Parece mentira, mas não é. O coronel Daroz fabrica defumados, que, era para servir de degustação na roda de amigos com um bom cálice de cachaça

 

Lombinho, linguiça, pé, orelha e outros embutidos extraídos do porco acabam se tornando deliciosos aperitivos na mesa, no pequeno Sítio do coronel Daroz. E, como está aposentado, com todo tempo disponível faz questão de preparar diversos defumados, que hoje já podem ser comercializados. Há 14 anos ele curte cada pedaço do Sítio, e confessa: “desde 2003 que estou aqui, estou tentando fazer umas coisinhas”.

Cercado por verde, vales e rios, o Sítio Daroz está localizado no pequeno distrito de São Marcos, interior de Alfredo Chaves, lá o coronel da Polícia Militar – PM, Sebastião Daroz, construiu um cantinho muito bacana, que se tornou ponto de visitação e local escolhido por amigos da corporação e vizinhos/amigos para degustação dos defumados e da cachaça gourmet que ele faz questão de preparar. Daroz gosta mesmo de cultivar plantas diversas, apreciar móveis com designer antigos e utensílios e objetos que aproveita da natureza, como mesas para o espaço gourmet feitas com tronco de árvores. “Escolhi este lugar porque sempre gostei da natureza, mato, cheiro de verde, frutas colhidas no pé, tudo aqui é natural, nada artificial, cansei da vida na cidade, com sua violência e barulho, meu forte é esse cantinho”, admitiu.

Passando mais de 30 anos convivendo com toda a face da violência e residindo em capitais movimentadas, tudo que o coronel aposentado hoje curte são o silêncio e a tranquilidade do Sítio. Lá ele montou um forno próprio para defumação de carnes e produz os produtos para servir aos amigos. Entretanto, depois de tantos elogios ao sabor dos produtos acabaram surgindo encomendas e ele hoje, apesar de fazer por hobby, comercializa para os clientes mais chegados que encomendam. “As pessoas chegam aqui e me pedem para fazer, eu faço, às vezes, entrego em alguns lugares, outras, vendo, não tem código de barra é tudo natural”, brinca o coronel.

“Quem pode, pode quem não pode se sacode”, não é coronel?_ “Tudo que faço aqui é mais um hobby, gosto de receber meus amigos e servir uma boa cachaça com um defumado”.

A cachaça é produzida artesanalmente com a cana plantada no próprio Sítio e pelas próprias mãos, que cuidadosamente seleciona e manda para o alambique, depois finaliza com banana passa, no tonel de cerejeira ou de carvalho, onde a ‘danada’ acaba absolvendo um sabor incomparável.

Lá no Sítio também é possível se hospedar, mas para poucos, uma vez que, há apenas uma casa que é alugada para temporada. Daroz está finalizando a construção de um belo chalé. “Quem desejar vir aqui almoçar, ou experimentar os defumados acompanhando de uma deliciosa cachaça é preciso avisar com antecedência”, orientou.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *