Delegacia de Piúma sob novo comando

A delegacia de Piúma passou a ser comandada pelo jovem delegado David, Geraldo Peçanha seguiu a Domingos Martins, de onde veio

A Delegacia da Polícia Civil de Piúma está sob novo comando. Deixou a instituição nesta quarta-feira, 28, o delegado Geraldo Peçanha depois de dois anos e oito meses no comando e assumiu o jovem delegado, David Santana Gomes, 32 anos, que deixou as delegacias do Norte, Montanha, Mucuruçu, Ponte Beto e Pinheiros. Geraldo Peçanha veio de Domingos Martins para Piúma e retorna para a mesma delegacia na região de montanhas.

Em entrevista ao jornal, Geraldo Peçanha agradeceu a receptividade do município, sua equipe, o jornal que sempre mostrou os trabalhos executados pelas policias Civil e Militar e falou do trabalho realizado na cidade. Disse que em parte a missão foi cumprida, porque gostaria de ter feito mais pela população de Piúma, mas, as deficiências que todo setor público possui não permitem que o trabalho seja executado 100% do que se planeja. “Considerando o efetivo que a gente tem, as condições de trabalho, eu considero missão cumprida, o efetivo é muito pequeno, mas a integração com a comunidade, com a Polícia Militar, judiciário, Ministério Público e outros setores envolvidos na segurança pública permitiu que a gente conseguisse, depois de muito esforço e muito suor fazer um bom trabalho. Pelo que analisamos comparando as estatísticas daquele ano que assumimos aqui em julho com já com 12 homicídios em seis meses e finalizando o ano com 16, em 2015 e agora em um ano e sete meses estamos com estatísticas pronta com 3 homicídios, é um sucesso”, ressaltou.

De acordo com Geraldo Peçanha, todo um trabalho foi realizado para combater as causas do homicídio. “Uma média de 90% dos homicídios é puxado pelo tráfico, então, se combate a raiz que é o tráfico, dentro do combate ao tráfico procurar combater os chefes dos grupos para que se desestruture de cima para baixo, foi o que nós procuramos fazer aqui, o trabalho focalizado nos grandes chefes que eram os que estavam recrutando outras pessoas para fomentar o tráfico na cidade. Conseguimos êxito em prisões de pessoas que estavam comandando o tráfico nos bairros Céu Azul, no Centro, na Ilha, no Piuminas, nas Areias e Niterói”.

Ressaltou o delegado que conseguiu apreender nesse período que esteve me Piúma, mais de meia tonelada de drogas. “Foram mais de 500 quilos, fora armas e outros”.

Lei Maria da Penha

Salientou o delegado que outro problema acentuado em Piúma são crimes relacionados a Lei Maria da Penha, e nesse sentido, a providencia é tomada imediatamente. “Em todos os lugares colocamos como prioridade, a questão da violência doméstica, que está crescendo a cada dia.  Temos o costume desde que assumimos até hoje de não cumprir o prazo legal de cinco dias para expedi o a medida protetiva, o prazo é de dois dias para o delegado enviar ao juiz e três dias para o juiz decidir, nós procuramos enviar esse requerimento da vítima no mesmo dia e o juiz aqui tem decidido no mesmo dia também”.

Homenagem na Câmara

Pelos serviços prestados em Piúma e os resultados, o delegado recebeu das mãos do vereador Pretinho uma homenagem, Moção de Aplausos e Louvor, na noite desta quarta-feira, 26. Oportunamente, ele agradeceu. “Eu agradeço a população de Piúma pela paciência em nos acolher nesse tempo todo, peço desculpas ao que não consegui realizar algum anseio da população, mas isso faz parte do trabalho. O que pudemos fazer, nós fizemos com muito trabalho, conseguimos solucionar quase tudo que é relevante e outras coisas que não são tão relevantes a gente também conseguiu, na medida do possível a gente tenta solucionar. Agradeço a Câmara Municipal na pessoa do vereador Pretinho indicou a homenagem e também ao setor da imprensa que tem levado a população as notícias policiais que contribuem para que a população tomando conhecimento dos fatos pudesse colaborar com a polícia, agradeço e me coloco a disposição mesmo estando trabalhando em outro local. A população pode contar com a Polícia Civil, o novo colega assume e com certeza já posso dizer que é uma pessoa competente e pode dar continuidade ao nosso trabalho”, agradeceu.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *