Deputado Favato visita Mercado de Peixe para conhecer o projeto Peixaria Limpa em Piúma

O deputado estadual Rafael Favato, PEM esteve na manhã desta sexta-feira, 07, em Piúma visitando o Mercado de Peixe para saber mais detalhes sobre o Projeto Peixarias Limpos, idealizados pelas secretarias de Agricultura e Pesca e Meio Ambiente.

A visita se deu após convite dos secretários, Moacir Lima e Raniery Miranda que convidaram o deputado a conhecer o projeto para que o mesmo faça a ponte com o governo do Estado, com intuito que o mesmo seja parceiro e doe uma câmera frigorifica para recolhimento dos restos dos peixes. “Nos primeiros três dias de trabalho, fiz questão de vir aqui nas peixarias para ver as condições que se encontravam os estabelecimentos, as limitações que tinham os questionamentos das pessoas que frequentam o Mercado e também das pessoas que sobrevivem do mesmo. Vimos que a estrutura realmente precisa de uma reforma geral, precisamos repaginar o nosso mercado, em exclusivo estamos tratando hoje sobre os resíduos dos peixes e o descarte deles. Até então não existia uma empresa para recolher esses resíduos, nós descobrimos que a Fapeza frequenta Piúma de segunda a sexta-feira recolhendo os resíduos, só que acaba não levando das pequenas peixarias, como é de um dia para o outro, esses resíduos precisa está refrigerado, nós construímos um projeto muito bonito, Peixaria Limpa, a Secretaria de Agricultura junto com a de Meio Ambiente aonde nós pretendemos comprar uma câmera fria para instalar no Mercado de Peixe para darmos o descarte correto as vísceras de peixe do nosso município”, explicou o secretário de Agricultura.

Ainda de acordo com Moacir Lima esse problema de descarte de vísceras não é um problema exclusivo de Piúma, é do Estado do ES. “Convidamos o deputado Rafael Favato para estar conosco e utilizar desse nosso projeto para o ES, mas que pudéssemos ser usado como modelo para o ES. A ideia é transformar do Peixaria Limpa um projeto para todo o estado”, disse.

A previsão, segundo Moacir é a curto prazo, ele já entrou com um pedido de compra de uma câmera fria, mas no meio do caminho descobriu que poderia ser solicitada ao Governo do Estado a parceria e por isso, nasceu do deputado Favato a ideia de vir a Piúma conhecer a realidade e quem sabe o governo do Estado fazer esse investimento.

“Estou visitando o município de Piúma após convite dos secretários de Meio Ambiente e Agricultura e Pesca, juntamente com Tobias, o vereador e a Marta Scherrer, presidente do Partido Ecológico Nacional, PEM, nosso partido e é vice-prefeito, também liguei para o professor Ricardo que é nosso amigo, prefeito da cidade. Nós estamos aqui avaliando a situação do Mercado de Peixe para uma destinação final dos resíduos, as vísceras para uma fábrica de ração. Nosso partido que cuida meio ambiente está preocupado junto com os dois secretários, Moacir Lima e Raniery Miranda com o tema, estamos aqui para dar esse apoio, esse incentivo”.

Para Favato, a parte mais difícil já foi feita que é o contrato com a empresa que já se cometeu em passar aqui e pegar, o que precisa é uma obra com um custo que não ultrapassa 30 mil para fazer o acondicionamento desse material e a empresa se compromete uma vez ou duas por semana passar e recolher os dejetos.

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *