Dermatologista alerta sobre protetor solar

A reportagem conversou com a dermatologista Giovana Pretti e ela explicou a importância do protetor solar

É viável comprar qualquer um protetor solar? O mais barato pode acabar saindo caro. A dermatologista Giovana Pretti foi consultada pela Reportagem para falar do assunto, uma vez que o Jornal foi as farmácias para saber como estão as vendas dos protetores solares. Giovana explicou que no inverno ou no verão há a presença do sol e com ele, os raios ultravioletas, que são conhecidos como o UVA e o UVB. “O UVA é mais intenso antes das 10h00 da manhã e depois das 16h00, está relacionado ao envelhecimento da pele. Já o UVB está mais presente entre 10h00 e 16h00, é o que causa a queimadura solar, que é o vermelhidão na pele. Os dois, tanto o UVA quanto o UVB causam câncer de pele e como escolher o protetor solar? O FPS que é o fator de proteção solar, que a gente ver nas embalagens, é relacionado a proteção contra o UVB, que é o que causa queimadura, o número quer dizer, o tempo que a pessoa pode ficar exposta a luz solar sem se queimar. Ou seja, quanto maior o número que estiver no protetor, mais tempo de proteção a pessoa tem”, ressaltou a dermatologista.

Já, a proteção contra o UVA é medida pela sigla PPD, frisou Giovana, que quer dizer, o escurecimento persistente do pigmento, normalmente custa 1/3 do valor do PPS. “Por exemplo, o protetor solar fator 60 deveria ter escrito PPD 20, seria o ideal, isso deve ser verificado sempre no rótulo e se ele foi dermatologicamente testado. Lembrar também a necessidade do protetor solar mesmo em dias chuvosos, não importa, porque o raio ultravioleta está presente e repassar de três em três horas, mesmo assim evitar a exposição principalmente nesse horário de 10h às 16h00”, orientou.

A dermatologista frisou que há no mercado os fotoprotetores Hipoalergênico que tem a possibilidade de manipular, mas sempre com a supervisão de um médico dermatologista.

Quanto a pessoa ter uma pele mais escura e achar que não precisa de usar protetor solar, a dermatologista afirma que tem necessidade sim. “Elas têm mais pigmentos na pele, queimam-se menos, porém o dano celular devido à irradiação solar também ocorre”, afirmou.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *