Do Nordeste para Piúma, de Piúma para Londres

A entrevista da série é com a professora Ednalva Luiz, radica em Piúma desde 1984, quando chegou de Pernambuco. Ela esteve recentemente em Londres visitando a filha Jéssica. Ednalva deixa uma lição, tem se seguir o sonho, o dela, ser professora

E quem diz que professor ganha mal? Quem disse que não dar para viajar, conhecer novas culturas, novas línguas, novos oceanos? Ednalva Luiz da Silva, nasceu em Guaranhuns – PE. Em 1984 veio para Piúma formada no Magistério. Desde criança sonhava em ser professora. Filha de Antônio Luiz Filho e Maria Antônia Caroba. A vida para ela não foi fácil. Fez um pouco de cada coisa nessa vida. Empregada doméstica, passadeira de roupas, cuidadora de idosos, vendedora de bijuterias na praia. Divorciada e mãe de duas filhas.

Ednalva cursou Letras/ Literatura, no Centro Universitário São Camilo e Pedagogia na Uniub. Formou-se professora. Tempo difícil. Valeu apena. Ela acaba de chegar de uma viagem internacional onde foi visitar a filha Jéssica em Londres. E tudo pago com o salário de professora. Ednalva viajou com as amigas professoras de Piúma, Jacimara Pires Taylor e Maira Marcarini. Na série entrevista a professora é homenageada a contar sua história.

Jornal: Ednalva você veio de uma família de sete irmãos e pais sem nenhuma formação, por que escolheu ser professora?
Ednalva: Um sonho que trago desde crianças. Os pais sem escolaridade, mas desde pequena queria ser professora. Não foi fácil. Fazer a faculdade foi muito difícil, com dois filhos pequenos pagava ônibus e mensalidade, lanche nem pensar, uma roupa só durante quatro anos. Quando temos um sonho precisamos de coragem e determinação para realizar.

Você foi a Londres recentemente, como foi o passeio?
O passeio foi maravilhoso, conhecemos várias culturas como, inglesa, iraquiana, chinesa, portuguesa, dentre outras. Fui a Escócia, conheci o Castelo Official Residence In Scotland Of Her Majesty The Queen. Eu queria muito conhecer uma cidade repleta de neve, eu fui lá.

O que mais arcou na viagem?
O que mais marcou essa viagem foi matar a saudade da minha filha e ver a neve na Escócia além de conhecer as belezas desses dois países. Viajamos dia 24 de dezembro de São Paulo para Londres, depois de conhecer Londres fomos passar uma semana na Escócia.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *