Dona Margarida: uma lição de vida, de talento e de superação

Não só de belezas naturais vive o interior de Alfredo Chaves. Apesar de um rico currículo com cachoeiras, vales, picos, corredeiras e lindas paisagens, o município também reserva outros encantos, derivados das habilidades dos nossos artesões.

 

Podemos citar, por exemplo, o caso da agricultora, Margarida Marotto de 47 anos e moradora da comunidade de São Roque de Maravilha. Casada há 30 anos com o senhor Anterno Marotto e mãe de dois filhos, ela se divide entre os trabalhos manuais, as tarefas da casa, a lida na lavoura e ainda tira um tempinho para cuidar do jardim repleto gramas e flores.

Margarida conta que desde criança nunca demonstrou habilidades para o artesanato é que começou a fazer por necessidade. “Na época era recém casada e estávamos com dificuldades para fazer a nossa casa. Eu e meu marido chegamos a vender nossas alianças de casamento para ajudar na compra dos materiais de construção. Foi quando minha cunhada que já sabia fazer vários trabalhos, sugeriu que eu aprendesse para ajudar nas despesas. E foi aí que tudo começou”.

As peças então começaram a ganhar forma, cores, tamanhos e variedades: bordados, ponto cruz e crochê aplicados em almofadas, mantas de sofá, camisas, pesos de portas, puxa-sacos, panos de pratos, bonecas, cachecóis, chapéus, enfeites, dentre outros.

 As peças foram criando tanto volume que não couberam mais na varanda da casa e aí surgiu a ideia. “Já tem dois anos que montei a minha lojinha de artesanato no quintal. Ficou mais organizado e consigo mostrar as peças com mais facilidade para minhas clientes e visitantes”, comemorou mais esta conquista, Dona Margarida.

 Ao ser indagada sobre o tempo, a tamanha dedicação ao artesanato e a rentabilidade dos produtos, a resposta veio rápida. “Faço porque me apaixonei por tudo isso que vocês estão vendo. Às vezes vou dormir depois da meia noite”. E sobre os lucros, a senhora de mãos talentosas responde que os trabalhos ajudam a manter a faculdade de direito da filha.

 Mas inda não acabou. Faltou dizer que as habilidades da alfredense vão além do artesanato. Dona Margarida ainda encontra tempo para fazer saborosas trufas, licores, mel, fubá e café da roça, também expostos para venda na prateleira da loja.

E você que não tem tempo pra fazer nada e mal consegue administrar os seus horários? Faça uma visita a casa de Dona Margarida e tenha verdadeira lição de vida e ainda leve para casa um produto feito com muito carinho.

 São Roque de Maravilha está localizado a 28km da sede do município. A dona Margarida abre a lojinha todos os dias sempre depois das 10h da manhã.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *