EDUCAÇÃO: não gosto de ser professora!

Homenagem do Jornal Espírito Santo Notícias a todos os professores. O jornal escolheu a professora Ivane Ramos de Carvalho para escrever esse texto por inúmeras razões que você vai descobrir lendo essa maravilhosa crônica. Neste dia 15, parabéns a todos os mestres!

Meu maior sonho era ser professora. Admirava a maneira que conduziam suas aulas. E como muitas crianças sempre brinquei de lecionar. Então, dediquei minha juventude a estudar muito para ser uma boa professora. Não foi fácil, de família muito humilde, passei fome, sofri preconceitos, mas consegui cursar o ensino superior. Torne-me professora. Trajetória perfeita! Passei em concursos, sou alfabetizadora e pedagoga. Lembro-me com muito orgulho dos tantos pequenos, que hoje grandes, passaram pelo meu colo, minha mão nas mãos deles, no primeiro contato com o mundo escolar. Das brincadeiras em sala, do alvoroço, da alegria que os alunos me trouxeram. Nenhum dia é igual ao outro. Sempre cheio de imprevistos, emoções, abraços.

Então em um dia qualquer, me vi ali sobre uma cama. Fazendo uma viagem de hospital a hospital. E veja, em cada lugar, dentro ou fora desse município, alguém me chama de tia. E não são poucas as vezes que escuto “Tia, me lembro das estrelinhas que colava no meu caderno”. “Tia, você se lembra de mim? Foi você que me ensinou a ler e escrever”. ”Tia me lembro com saudades das nossas festinhas, de nossas brincadeiras, de você contando histórias”.

Não, não são poucas as vezes que o tempo tem trazido de volta, enfermeiras, médicos, advogados, radiologistas. Gente poderosa, gente sem poder, mas que são sempre pessoas que me dão a mão, porque um dia, eu segurei na mão deles. Ora para aconselhar, ora para chamar atenção, ora para fazer um carinho, ora para mostrar o mundo do conhecimento, sempre a professora segurando a mão do aluno. A melhor dádiva que recebi nesta vida foi o talento de ensinar! De fazer tudo novo, de enxergar que a educação está além do que as palavras podem expressar. É um fazer de bem querer.

Não, realmente eu não gosto de ser professora! Eu amo ser. Amo ser tia dos pequenos, amo ser tia dos grandes. Amo ser dessa classe tão desunida, mas que no sufoco, se torna sólida feito rocha e não há onda que a derrube. O meu maior legado está em todos os lugares. Está nos hospitais, nos bancos, no governo, nas ruas. Porque o legado de um professor é o ser humano que ele ajuda a formar.

 

Por Ivane Ramos Carvalho

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *