EDUCAÇÃO: pró-infância em fase de licitação

Diversas ações foram realizadas nas secretarias de Assistência social, Cultura e Educação de Piúma

As secretarias de Assistência Social, Cultura e Educação realizaram diversas ações no primeiro semestre. O jornal sintetiza algumas delas. Por falta de espaço, não serão mostradas todas as realizações.

Na educação uma notícia excelente. Em fase de licitação o Pró- Infância, que atenderá mais de 250 alunos da educação Infantil, incluindo creche. Verba que já está em conta e liberada no valor de 1.100.ooo. Será construída no Lago Azul.

A secretária de Educação, Isabel Fernanda Scherrer Rocha enfatizou que a SEME está dando ênfase a melhoria da educação ofertada nas unidades de ensino, foi um semestre intenso, de muito trabalho e algumas mudanças: “A SEME ofereceu 3 processos seletivos aos educadores: Para professor, Assistente de Sala- Educação Especial e para professor substituto. Lançamos o projeto 9ºano de sucesso. Até o momento estamos atendendo a demanda de 80 alunos, com previsão de mais 40 iniciando no começo do mês de agosto. Em parceria com o IFES, os alunos agregam 9 horas de aulas toda semana, reforçando os conteúdos aprendidos durante o ensino fundamental, além de melhorar os índices do município, estamos preparando o educando para concorrer e ficar classificado nas vagas ofertadas por aquela instituição’, ressaltou.

Para o Ensino Fundamental I, a Seme está ofertando aulas de história e geografia, voltadas exclusivamente para alfabetização. “Os conteúdos apresentados, além de levar o conhecimento específico dessas disciplinas, estão sendo lecionados como sequências didáticas e sobre os descritores da prova Brasil, para também impulsionar a qualidade da educação. Em parceria com a SEDU, oferecemos o projeto ALFA, que está capacitando os educadores de 1ª e 2º ano e seus assistentes de sala, reforçando a ideia de Emilia Ferreiro nos níveis de alfabetização”.

Cerca de 630 alunos estão utilizando o transporte universitário gratuito, financiado pela secretaria de Educação. 40 profissionais em educação especial estão sendo capacitados. O acompanhamento desses profissionais tem sido constante, com visitas decorrentes nas escolas e reunião para acompanhamento pedagógico. Estão sendo atendidos cerca de 80 crianças.

Foram abertas duas salas de AEE (Atendimento Educacional Especializado), com capacidade de atendimento para 60 alunos no contra turno do mesmo.

Na SEME há atendimentos diários com a Neropsicóloga para os alunos que apresentam algum tipo de distúrbio, bem como seus familiares. Essa profissional também atende os alunos que frequentam a APAE do município. “Começamos o projeto do EJA semipresencial, cujo aluno possui aula presencial terça, quarta e quinta-feira. As segundas e sextas o professor está à disposição na escola para que dúvidas sejam sanadas. Estamos com 4 turmas de aceleração no município para correção do fluxo escolar”.

 

CAE e Fundeb

 

Os conselhos CAE (Alimentação Escolar) e do FUNDEB estão em pleno funcionamento, com reuniões constantes e avaliações periódicas dos itens adquiridos. O conselho Municipal de Educação ( CME) está sendo reestruturado.

Em pleno funcionamento está o Centro de Educação Integrada “Euzinha Nery”, onde oferece iniciação ao vôlei, societ, futsal, futebol de campo, ginástica rítmica e atletismo, em continuidade ao Projeto Juntos. Fazendo qualquer aula dessas o aluno é obrigado a fazer reforço em matemática ou português. Tudo isso no contra turno do aluno.

 

Piúma volta ao Mapa do Turismo

 

A Secretaria de Turismo de Piúma destacou a realização de ações, entre essas a contratação de salva-vidas para o verão, alguns eventos de esportes no campinho de areia, como o Futevôlei de praia, competições de vôlei e Kart, realizado na Avenida Beira Mar. Importante ressaltar que o carnaval, considerando a falta de segurança pública face a greve da Polícia Militar no Estado do Espírito Santo, no nosso Município também não houve programação no período. Em abril houve a Assinatura do Termo de Adesão ao Programa de Regionalização do Turismo – Piúma volta ao Mapa do Turismo Brasileiro.

Cultura resgata brincadeiras antigas

 

Já a secretaria de Cultura resgatou algumas atividades que estavam esquecidas no município, trouxe de volta as tradicionais brincadeiras na Festa os Pescadores assim como o incentivo de atrações culturais locais. (Pau de Sebo, Corrida de Saco, ovo na colher, Pau de óleo, procissão). Apoiou novas atividades e eventos assim como a Remaria de São Pedro, Torneio de Bisca e Dominó, Torneio de Pipa, trouxe de volta o concurso de Rainha e princesas dos pescadores, o show de calouros e o almoço dos pescadores. Paralelo a tudo isso, estão de volta as alvoradas e após o tradicional café da manhã na casa do prefeito. “Atendemos a vontade dos pescadores trazendo como umas das atrações nacionais o show do “The Fevers” na Festa de São Pedro”, disse. Conseguiu junto à Câmara dos Vereadores aprovar um projeto de lei que torna possível a premiações de todas as brincadeiras para que assim todos os anos possam ter continuidade.

Coube a Cultura incentivar fortemente o artesanato local, fazendo o cadastramento de todos os produtos feito artesanalmente no município. Promoveu palestras de qualificação com o apoio do Sebrae “Desing no Artesanato”, comemorou o dia do Artesão. Realizou ainda o teste de Habilidades, renovação e emissão de carteirinhas nacionais dos artesãos que foi aplicado pela SETADES. Incentivo e apoio a um artesão local que expõe suas peças numa loja de artesanato Capixaba que fica dentro do shopping vitória também foi realizado na Cultura.

Outra ação lembrada por Jéssica foi o chamamento público de artistas municipais, a fim de cadastrá-los na Secretaria para que seja possível uma comprovação de preço inicial.

Promoveu Cinema na Praça, valorizou e contou com a presença de grupos de capoeiras, jongo e as marisqueiras em alguns eventos. Participou do projeto Piúma Ativa, onde houve o incentivo ao esporte e caminhadas ecológicas que tornou possível a exploração das belezas naturais da ilha do gambá que hoje é tombada pela Cultura.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *