Eliana Sabino e Noca da Portela em Piúma

 

Piúma recebe dois dos maiores nomes do samba: Eliana Sabino e Noca da Portela

 

Sambista carioca radicada em Piúma, Eliana Sabino se apresenta no próximo dia 18, no Mar Aghá, na Praia da Maria Neném, em Piúma, com ela no mesmo palco, ninguém menos que Noca da Portela. Eliana lançará o projeto “Akesse Verão” e recebe o padrinho, um dos maiores ganhadores de samba enredo da sua querida Portela: Noca da Portela, quem gentilmente presenteou Sabino com a canção “Caia na real”, de autoria dele e do parceiro José Américo.

“Nesse primeiro grande encontro não poderemos contar com a presença do grande compositor José Américo, ganhador do samba enredo da Unidos do Ladeira, em Juiz de Fora, mas estará presente o ícone do samba, Noca da Portela, mineiro de Leopoldina/MG e que se tornou carioca por adoção”, frisou Cláudia Rezende, produtora.

O projeto “Akesse Verão” foi idealizado por Cláudia e a cantora Eliana Sabino, com o objetivo de levar aos municípios a cultura através da arte cantada, contribuindo para a movimentação econômica do município onde será apresentado. “Piúma foi escolhida para receber a primeira edição do projeto, que a partir de 2018 terá suas edições, acontecendo nos meses de setembro a dezembro com o compromisso de promover grandes encontros no palco. Nessa primeira edição será o lançamento da música “Caia na real”, presente dado à cantora Eliana Sabino pelo seu padrinho artístico Noca da Portela e seu grande amigo José Américo”, explicou.

“Receber Noca da Portela é sempre uma satisfação muito grande, porque é estar perto do Meu mestre e reverenciar o meu ídolo. Estar com Noca da Portela é aprender é incendiar toda minha inspiração ele que é meu exemplo minha bússola minha áurea musical, meu padrinho artístico, meu ícone! Estar com ele é sentir o samba saindo pelos poros e dividir a alegria de ser o próprio samba.  Abençoada, gratificada por esse grande presente que a vida me deu”, frisou Sabino

 

 

 

Aos seus 84 anos, Noca é hoje uma voz de grande relevância no mundo do samba e representa uma geração de sambistas da mais alta qualidade. Atualmente, é um dos maiores ganhadores de samba enredo da sua querida Portela. Além disso, tem mais de 360 músicas gravadas por grandes nomes da música popular brasileira como: Alcione, Maria Bethânia, Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Dudu Nobre, Fundo de Quintal, Almir Guineto entre outros.

 

Eliana Sabino

 

Sempre interpretando grandes bambas do samba como Cartola, Noel Rosa, Noca da Portela, Beth Carvalho, Alcione, Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho e tantos compositores maravilhosos. Com uma marca só dela, Eliana é irreverente e domina muito bem a arte de cantar e compor. Tem o dom de conquistar seu espaço com turbulência de alegria, afinal ela é sambista e tem carisma, é “Camaleoa” e fascina.  “A música é uma estrada sem fim, quem me guia ao longo do caminho é o meu público. Eles me conduzem, me dão o tom, são meu norte, minha direção, eles são o meu show.” Assim se resume Eliana Sabino.

 

Curriculum

 

Eliana Sabino é cantora, compositora, produtora. Nascida em Itaperuna/RJ se descobriu cantora em 2003. Como produtora, realizou vários eventos no Estado do Rio de Janeiro e Espírito Santo, como: “Beleza Negra”, “Cultura na Praça”, “Festival de novos talentos”, participação na organização da “Festa das Canoas”, sempre se destacando pelos seus feitos. Eliana Sabino também foi condecorada com o Título de Cidadã Marataizense. Já em Guarapari foi eleita “Cantora Revelação Verão 2006”. Sua trajetória foi de quiosques em verão a grandes apresentações como na Multiplace Mais, Conduto da Petrobrás. Em 2008 foi para Minas Gerais fazendo vários shows na capital, como Teatro Sesiminas com o Projeto “Influência do Samba Mineiro no Samba Carioca”, Projeto ZAZ no Teatro da Assembleia, e tantos outros pela região metropolitana e interior.

 

 

 

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *