“Em Foto”: livro mostra olhar sensível do fotógrafo Ratão Diniz

• Lançamento de livro e abertura de exposição de Ratão Diniz acontece no dia 10 de agosto, quinta-feira, a partir das 19h, no Studio Base 40, em Maruípe, Vitória.

• “Em Foto” é o primeiro livro do fotógrafo – obra que reúne mais de 200 imagens produzidas por ele ao longo dos últimos 10 anos.

• Exposição retrata de forma poética e humana o tradicional Bloco da Lama de Paraty e tem curadoria de Joana Mazza.

Fotógrafo oriundo da Agência Imagens do Povo, Ratão já participou de exposições e projetos fotográficos no Brasil e no exterior – embora admita que seu principal desafio é fotografar a Maré, local onde nasceu e foi criado.

“O meu prazer está em poder contar com a cumplicidade do fotografado. Aliás, como o Ripper costuma dizer, prefiro ter uma boa história a uma boa fotografia”, explica.


O evento de lançamento coincide com a abertura da exposição UGA, UGA, HÁ HÁ – DA LAMA AO BLOCO. Com curadoria da fotógrafa Joana Mazza, as imagens trazem um recorte poético e humano sobre o Bloco da Lama de Paraty. Ratão fotografa o Bloco há oito anos.

SOBRE O AUTOR
Ratão Diniz é fotógrafo formado pela Escola de Fotógrafos Populares do Observatório de Favelas, no Rio de Janeiro. Morador da Maré, Ratão já contribuiu com diversas publicações e participou de exposições e projetos fotográficos no Brasil e no exterior. “Em Foto” é o seu primeiro livro.

Dentre as mostras das quais já participou, destacam-se: “Da lama ao bloco” (Sesc RJ, 2014); Esporte na favela” (CCBB/RJ, 2007); Mostra “Belonging: an inside story from Rio’s favelas” (Canning House, Londres, 2007); “Jogos visuais – Arte brasileira no PAN” (Centro Cultural da Caixa Cultural do Rio, 2007); “Travessias 2” (Galpão Bela Maré, 2013). Em 2013 recebeu Menção Honrosa, na categoria cor, no Concurso Cultural Leica-Fotografe.

Este é o tema do encontro de dois finais de semana com Ratão Diniz, fotógrafo popular da favela da Maré, RJ, que vai compartilhar suas experiências e seu olhar diferenciado, movido pelo desejo de revelar imagens que traduzam a beleza e a resistência dos espaços populares.
Ratão realiza um trabalho permanente de documentação das favelas do Rio de Janeiro, que se estende às periferias de todo o Brasil e às festas populares, temas abordados no livro Em Foto (Mórula Editorial, 2014), lançado para celebrar os 10 anos de carreira do fotógrafo.
A partir de um olhar cúmplice que fortaleça os laços afetivos, os gestos de solidariedade e as estratégias de resistência, o workshop se propõe a discutir uma representação dos espaços populares que se contraponha ao estereótipo sobre as periferias que é frequentemente difundido pela mídia hegemônica.

SERVIÇO:

LANÇAMENTO
“Em Foto”, de Ratão Diniz – com abertura da Exposição Uga-Uga-Há-Há – Da Lama ao Bloco
dia: 10 de agosto
hora: 19h
local: Studio Base 40
Av. Maruipe, 40 – Santa Cecília
Vitória – ES

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Brochura
192 páginas
Preço de capa: R$ 49,00
Formato: 26x21cm
ISBN: 978-85-65679-26-8
www.morula.com.br

SOBRE A EXPOSIÇÃO

Uga-Uga-Há-Há – Da Lama ao Bloco
Curadoria de Joana Mazza
Um recorte poético dos últimos
8 anos na história do tradicional
Bloco da Lama de Paraty, através
do olhar humanista de Ratão Diniz

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *