Equipe de governo inicia construção do Sistema de Controle Interno

Após realizar o planejamento estratégico, a equipe de governo do prefeito de Anchieta, Fabrício Petri, se reuniu na semana passada para participar de um encontro onde foi apresentado e iniciada a construção do Sistema de Controle Interno na estrutura organizacional do município.

Estiveram reunidos com a equipe da Controladoria Geral, secretários, gerentes e assessores, além do prefeito e vice. Na ocasião foi apresentada a relação do município com os órgãos de controle externo, no caso o Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo – TC-ES.

Além de promover a integração entre os diversos setores, o encontro teve como objetivo central a análise do arcabouço teórico de abrangência do Controle Interno, mas, sobretudo, a discussão prática sobre a construção efetiva de um Sistema de Controle Interno (SCI) no município.

De acordo com o controlador do município, Luiz Mattos, o controle interno representa o alicerce necessário para uma boa gestão pública. “É através do controle interno que podemos executar ordenadamente com ética, economia, cumprindo as leis e ainda evitando perdas, mau uso e danos dos bens públicos”, disse.

Segundo Petri, o atual momento de escassos recursos púbicos e de grandes exigências dos órgãos de controle e judiciais, demanda que a gestão pública esteja pautada não apenas nos deveres estabelecidos no Art. 37, da Constituição Federal, mas, sobretudo, na boa prática dos procedimentos administrativos. “Precisamos estar ancorados em um eficiente, eficaz e efetivo Sistema de Controle Interno, de maneira que possamos adotar as medidas necessárias para que o município saia do abismo em que se encontra e a população receba serviços essenciais de qualidade.”

O encontro foi promovido pela DPPC Cursos e Treinamentos e ministrado pelo Professor Dr. Alessandro Prazeres Macedo, auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado da Bahia.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *