ESPECIAL VOLTA ÀS AULAS – MARATAÍZES: o desafio é a educação infantil

Escolas reformadas na gestão do prefeito interino e muitas outras novidades animam estudantes de Marataízes.

Marataízes também foi visitado pera Reportagem para saber quais as novidades para esse ano de 2017 na educação. A secretária Maria da Penha Louback relatou que o grande desafio do município é a educação infantil, em especial as creches, já que a demanda reprimida é muito grande. Penha relata que a aposta desta gestão é manter a interação com os setores pedagógicos em visitas semanais às escolas, a fim de fortalecer o vínculo com professores e alunos.

De imediato, Penha destacou que pequenas reformas e reparos estão em andamento, em parceria com a Secretaria de Obras. As unidades que demandarem maiores investimentos devem levar mais tempo para ficarem prontas. Penha também ressaltou que o Projeto Verão está implantado, auxiliando assim as mães que conseguem trabalho neste período e não tem onde deixar os filhos para trabalhar. “Já estamos trabalhando com afinco para que nenhuma criança fique fora da creche, atendendo assim em 100% toda a demanda da Rede, até porque é nossa responsabilidade o atendimento à Educação Infantil”.

Capacitação é uma das bandeiras

 

“Capacitar para crescer ainda mais”. Com esse lema, a atual gestão educacional de Marataízes pretende revolucionar o ensino no município. “Esta é uma das bandeiras que carregamos por entender que, é estruturando as bases profissionais que a qualidade de trabalho melhora”, relata Maria da Penha.

De acordo com a secretária, as capacitações para os profissionais de educação serão constantes nesse período. “Quando estivemos à frente da pasta durante a gestão interina do prefeito, que é o atual prefeito, trouxemos para Marataízes a 1ª Jornada Pedagógica e Formação Continuada no município. Observamos uma considerável melhora no processo de ensino e aprendizagem, por isso, vamos investir pesado em formação e capacitação dos professores municipais, sem contar que hoje, Marataízes tem um dos melhores salários na Educação, do Sul do Estado”, finalizou.

 

Transporte escolar e universitário

 

Quanto ao transporte escolar do 1° ao 9° ano, a secretária explica que já está tudo certo com as empresas licitadas e que estão sendo exigidas todas as condições para que o aluno tenha ida e volta com conforto e segurança. “Transporte escolar não é um presente da administração e sim uma obrigação para com a população. Nós exigimos o melhor para nossos alunos e esse ano, ninguém vai viajar em pé em ônibus escolar no município”, disse.

 

 

Uniformes novos  e cardápio variado na merenda escolar

 

Quando Tininho foi prefeito interino, a secretaria de educação teve carta branca para comprar todas as peças dos uniformes escolares. Foram adquiridos tênis, calças, shorts, saias, camisas, casacos para o frio, tênis e meias. As listas das escolas já foram entregues na secretaria de educação, a fim de que as remessas sejam providenciadas.

A secretaria informou que nutricionistas estão elaborando o cardápio da rede municipal. “Teremos uma variedade muito grande de opções de merenda que incluirão frutas, verduras, legumes, carnes, aves, peixe, leite e derivados”, disse Penha.

 

Escolas reformadas e planos para novas unidades

 

Na gestão interina de Tininho, oito escolas foram reformadas. A reforma do CAIC já está em andamento e outras estão por vir em curto prazo. De acordo com a gestora da pasta, é necessário construir novas unidades escolares pensando em crescimento futuro da demanda. “É necessário construir escolas mais amplas, com mais de 15 salas, que comportem o crescimento contínuo da demanda e espaços para atividades variadas”, finalizou a secretária.

 

Foto: Maria da Penha/ Assessoria de Comunicação

Legenda: A secretária de Educação Maria da Penha garante que está tudo certo para o inicio do ano letivo

 

 

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *