Esplendor e Alegria Alegria guardam a fantasia

 

As Escolas de Samba Esplendor da Noite e Alegria Alegria ficarão de fora da Avenida em 2017. A culpa é do impasse entre a Prefeitura de Marataízes e as escolas de samba.

O samba já estava pronto, iriam começar a ensaiar na semana passada, mas a burocracia e a legislação tiraram da Avenida as duas escolas de samba tradicionais da Barra e de  Marataízes: Esplendor da Noite e  Alegria Alegria.  A Azul e Branco, que traz o Cometa como símbolo maior, esse ano estará com suas fantasias encaixotadas no galpão. É que, mais uma vez, o impasse entre Executivo e Escola inviabilizou a verba que ajudaria no custo do desfile, além da burocracia, que emperrou a documentação e a organização da escola, com mais de 40 anos de tradição.

“Esse ano, a Esplendor da Noite traria uma homenagem a Domingos José Martins, o herói da revolução pernambucana, ocorrida há duzentos anos (1817 /2017). Domingos José Martins era itapemirinense e nasceu em uma localidade que hoje pertence ao município de Marataízes”, disse o presidente e fundador da Escola, Abimar Leal Ferreira.

De acordo com Abimar, a ausência da Esplendor da Noite esse ano na avenida, assim como a Alegria Alegria deu-se pela alteração na legislação de repasse de verba pelo poder público.

“A Prefeitura, por falta de tempo hábil para tramitação do processo e as escolas pela ausência de requisitos em seus estatutos, exigidos para assinar os documentos necessários para o repasse. Logo, a culpa pela não realização do desfile de escolas de samba da Barra do Itapemirim, deve ser dividida entre a Prefeitura e as próprias escolas, que apesar de contarem com décadas de experiência no Carnaval, ainda não são organizadas nesse sentido”, explica Abimar.

A diretora financeira da Alegria Alegria, Ana Célia Gusmão assegurou que não tem verba para custear as despesas e já é o terceiro ano que a cena se repete: “Esse ano, a Escola de samba não vai à avenida. Nós, diretores e ritmistas vamos fazer um bloco e sair pelas ruas no nosso dia e no horário de desfile. Nós não tivemos verba da Prefeitura. Nosso enredo está pronto desde junho e seriam cantadas as belezas naturais do lugar, desde as falésias ao porto da Barra”, disse.

Ana Célia destacou que, em 2017, a agremiação completa 35 anos, mas as dificuldades atrapalharam o desfile. “O ano passado nós desfilamos com o que tínhamos de recurso. Em 2015 não recebemos verba também e esse ano não temos como colocar a escola na avenida. É muito triste, porque o povo da Barra espera o ano inteiro por isso. É um tapa na cara da gente”.

O presidente da Esplendor da Noite disse estar muito triste com esse enredo, “pra mim, como presidente e fundador da Esplendor da Noite, está sendo o momento de muita tristeza e esse deve ser o mesmo pensamento dos componentes e do público que participam como telespectadores dos desfiles de Barra do Itapemirim, há mais de trinta anos”, disse.

 

 

Desde 1970 saiu em todos os carnavais

 

O Carnaval da Barra é tradicional as escolas e nos últimos anos vem encontrando muitas dificuldades para colocar o bloco na rua. No ano passado arcou sozinha com as despesas, pois a Câmara não aprovou a verba em tempo hábil. Em 2015, o impasse foi com a justiça e a Escola Alegria Alegria acabou por fazer o samba criticando a juíza. “Oh meritíssima, não leve a mal, Marataízes é samba, é carnaval”.

 

Surgimento

 

De acordo com o presidente, no final da década de 70, com o fim dos carnavais de salão, foram criadas na Vila de Itapemirim, duas entidades carnavalescas: Bloco do Amor e Bloco Fazendo Inferno. Os desfiles na Vila eram realizados no domingo de carnaval. Como na segunda-feira de carnaval não havia atrações, algumas pessoas da Barra de Itapemirim (na época a Barra pertencia a Itapemirim), resolveram, no início da década de 80, criar também um bloco. E foi assim que, em 1982 surgiu o “Alegria Alegria”.

Como a barra sempre foi o maior povoado de Itapemirim,  naquela época sobrava muita gente que gostava de carnaval e não estava envolvida nos desfiles do Alegria Alegria. Foi então que, em 1984, esses foliões resolveram criar outra agremiação. “Durante toda sua existência, a Esplendor da Noite teve a maioria de seus enredos com temas ligados a nossa comunidade. Já fizemos homenagens aos carnavais antigos da Barra, aos personagens folclóricos das comunidades, às lendas sobre o nome de Barra de Itapemirim, aos artistas da terra, ao nosso clube de futebol (duas vezes – a primeira na década de 80 e também no ano passado pela passagem dos 60 anos de fundação do Ypiranga). Enfim, muita coisa já foi falada e cantada sobre Barra de Itapemirim, porém, muita coisa na Barra ainda pode virar enredo, pois aqui é um pedacinho do Brasil e no Brasil tudo acaba em samba”, finalizou o presidente a Azul e Branco.

 

Foto: Escolas na Avenida

Legenda: As Escolas de Samba Alegria Alegria e Esplendor da Noite esse ano não sairão na avenida, na Barra.

 

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *