Instituto Histórico lança História e Estórias de Piúma

exposição 4 exposição 5  exposição 35  exposição27 exposição 9 exposição 10 exposição 11 exposição 12 exposição 13 exposição 14 exposição 15 exposição 16

exposição 17exposição 6exposição 3exposição

 

 

 

 

 

O Instituto Histórico e Geográfico de Piúma – IHGP lançou na noite de ontem, no auditório do Ifes, o livro História e Estórias de Piúma. A sociedade piumense marcou presença e conferiu de perto ainda uma belíssima exposição fotográfica (Re)Tratos de Piúma que remonta a história do município que também completou ontem 50 anos.

O livro História e Estórias de Piúma será vendido na exposição de fotografias antigas de Piúma nos dias 30/04 e 03/05, na quadra da Escola Lacerda de Aguiar e já se encontra nas livrarias da cidade por R$15.00 e nas bibliotecas das escolas também que vão receber exemplares da obra.

A Reportagem esteve presente registrando esse momento importantíssimo para o município de Piúma e conversou com os autores do livro. De acordo com o fundador com o IGHP, professor de História, Antônio Carlos da Silva, o objetivo do Instituto é resgatar a história de Piúma. “Hoje estamos fazendo o lançamento do livro História e Estórias que conta uma parte da história do município. Logicamente que a obra vai ganhar novas edições dando continuidade à história da cidade”, ressaltou.

Frisou Antônio Carlos que todos os autores são professores e membros do IHGP. “Esse é um momento mágico, muito importante, não só para os membros do IHGP, mas para a população, afinal de contas estamos resgatando a história do município que é muito bonita, gostaríamos também que o povo participasse dessa história nos contando mais. Nossa ideia é fazer entrevistas com pessoas mais antigas e resgatar um pouco mais da parte familiar, da estrutura econômica, política da época em que essas pessoas viveram”, disse.

O sociólogo e presidente do IHGP, Cristiano Bodart, organizador da obra, ressaltou que o lançamento do livro é uma etapa muito importante para a consolidação do Instituto. “Até então, nós estávamos trabalhando com algumas exposições. A produção do livro marca e forma mais definitiva a existência do Instituto enquanto uma instituição que tem o compromisso de resgatar a história do município”.

O professor de Geografia, Abiner de Paula, também autor do livro, relatou que a obra é uma compilação, isto é, uma reunião de artigos de autores individuais, não trata exclusivamente de um tema. “Cada autor traz a sua perspectiva e visão do que ele enxerga melhor e em mais profundidade dentro do município de Piúma. Eu fiz uma descrição básica do município. O livro traz como novidade a provocação das diversos pontos de vistas da cidade”, relatou.

Para Abner, não só o lançamento do livro marca um momento fascinante como todos os outros eventos realizados pelo Instituto. “Esse momento representa mais um passo nessa nossa intenção de resgatar a história, mas também de aprofundar e tentar conhecer melhor a geografia de Piúma. Esse livro é um filho do projeto. Foi feito com muito afinco, todos os autores se dedicaram muito”, empolgou-se Abner de Paula.

 

 

Poeticidade & história na obra

 

Israel Guimarães, é professor de História e escreveu suas memórias da cidade que nasceu e ama incondicionalmente. Filho da primeira artesã de Piúma, Dona Carmem, Israel poetizou suas memórias. “Eu escrevi as minhas memórias sobre Piúma. A minha contemplação em nascer aqui, viver na cidade e ter toda uma história minha, minhas lembranças. São partes registradas no livro. Esse momento é único. Vejo que nós enquanto pessoas pensantes e preocupamos com a nossa cultura o instante de alavancar e escrever o novo momento da história, de nossa identidade”, poetizou Israel.

A professora de Ciênias Denize Mezadre destacou que quando começou a fazer o texto, que é uma parte da dissertação dela pesquisou em vários suportes documentais estudos que retratam a história de Piúma. “Juntamos todos os documentos, narrativas que existem sobre a cidade e compilamos nesse livro. Não é só para comemorar os 50 anos, mas uma forma de dizer também, Piúma está no cenário. A obra é um veículo de pesquisa. Eu escrevi sobre os entrelaçamentos ecobioantropossocial dos espaços de Piúma”, disse.

 

“A cultura é importante para uma cidade”  

 

O prefeito Samuel se mostrou muito feliz com o lançamento da obra e se colocou a disposição do Instituto no que for preciso. “Eu acho muito importante para o município, esse ano Piúma completa 50 anos. Eu acredito no turismo quando tem história para contar. Nossa cidade tem muitas histórias e importante documentar para que as futuras gerações conheçam suas raízes. A cultura não pode ficar de fora, tem gente que prefere visitar uma cidade histórica. O que precisa é contar, resgatar, documentar, porque eu acredito que o trabalho do Instituto é documentar a nossa história para que sirva para os nossos netos, e nós também vamos fazer história. É um trabalho que merece os parabéns, porque foi iniciado pela sociedade e tende a crescer e durar muito tempo. Nós apoiamos o Instituto”, salientou o prefeito.

O leitor além de se deliciar com descrição poética de Israel Guimarães, um dos autores que narra suas memórias da Cidade das Conchas, ainda vai degustar sobre a geografia de Piúma escrita pelo professor Abner de Paula, três partes que compõe o resgate da história fundamentando em documentos, jornais de época e no último capitulo a obra mostra como foi composto o território geográfico que se transforma ao longo do tempo da cultura local.

Os autores de História e Estórias são: Cassiani Ramos Marchiori, Abner de Paula, Denize Mezadre de Almeida, Cristiano Bodart e Israel Guimarães.

 

Berola encanta com as Gírias de Piúma

 

Abrilhantando ainda mais o lançamento e a exposição (Re)Tratos de Piúma, o cantor Leandro, mais conhecido como Berola encantou a plateia com as músicas Gírias de Piúma, letra que brinca com o “modo de falar” das pessoas nativas de Piúma e Morto Vivo, canção composta para o Bloco Carnavalesco Morto Vivo, que  brinca com as lendas da Cidade das Conchas.

Mostrou também seu talento no evento seu Chico do Parque das Artes que fez uma linda apresentação enquanto os convivas degustaram um coquetel contemplando a belíssima exposição (Re)Tratos de Piúma.

Registraram presenças no evento, o vereador Dr. Gustavo Meireles representando toda a Câmara Municipal, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Max City representando os demais, o prefeito municipal Samuel Zuqui e a secretária de Saúde, a primeira dama, Francini Zuqui, membros do Instituto, professores, empresários, comerciantes, artistas e sociedade em geral. A festa terminou com um coquetel oferecido pela Savana Eventos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *