EXPOSUL: Cachoeiro recebe a 70ª festa rural

Além de exposição de gado leiteiro, rodeios, shows musicais e praça de alimentação com produtos da agricultura familiar, o evento promete movimentar a Capital Secreta do Mundo.

Cachoeiro de Itapemirim sedia, nesta semana, a 70ª Exposul Rural, feira agropecuária regional que integra a programação da festa da cidade.  Entre 21 2 25 de junho, o evento vai promover no Parque de Exposições, uma série de atividades voltadas ao setor, além de garantir aos municípios participantes um espaço para que apresentem suas manifestações de cultura popular.

Cachoeiro, Castelo, Jerônimo Monteiro, Alegre, Presidente Kennedy, Conceição de Castelo, Dores do Rio Preto e Vargem Alta integram essa edição e um dos atrativos é a praça de alimentação, com barracas sob o comando da agricultura familiar, que vão vender os itens como pães, doces em compotas, ovo caipira, açúcar mascavo, biscoito e macarrão.

As manifestações culturais regionais terão espaço exclusivo. Ali, o público poderá conferir apresentações de Folias de Reis, boi pintadinho, caxambu, bate flecha e artes cênicas. Cada município vai trazer suas delegações. “A intenção é priorizar a reunião de pessoas que buscam o contato com o meio rural. Queremos que, gradativamente, se volte a valorizar esse potencial da região. Quem for ao evento, neste ano e nos posteriores, vai conhecer cada vez mais os produtores e a cultura da região sul do Espírito Santo”, comemora Robertson.

 

Parcerias levarão experiências e especialização

Segundo ele, cada prefeitura participante vai trazer ao evento um pouco do que há de mais importante de seu respectivo meio rural. Outro destaque, afirma Robertson, é o apoio do Governo Estadual, tanto à iniciativa de mudança nas características da feira quanto por meio do já anunciado Fundo de Desenvolvimento Econômico Regional do Sul do Espírito Santo (Fundesul).

O torneio leiteiro e a exposição de pequenos animais, por exemplo, estão garantidos. A feira terá ainda competições de hipismo, mostras de café e de legumes e feiras de animais como bois, ovelhas, cabras, peixes, cavalos e abelhas.

A realização da Exposul é parceria entre a prefeitura e o Sindicato Rural, com apoio de cooperativas, órgãos e entidades como Sebrae, Senar, Senac, Sescop, Incaper, Selita e Idaf. Estão confirmados, também, seminários, workshops, palestras e debates sobre temas importantes para o agronegócio regional.

 

 

Tradicional almoço ganha caráter beneficente

Esta edição da Festa de Cachoeiro terá o retorno, ao calendário de eventos, do tradicional almoço de confraternização. O evento agora ganha caráter beneficente, a partir de proposta feita pela prefeitura a entidades locais.

De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), o objetivo é fixar na programação da festa uma ação solidária. O cadastro de entidades interessadas em participar das próximas edições será permanente. Desta vez, a renda será revertida à Apae do município.

Vanir Carvalho, diretora administrativa da Apae local, afirma que o retorno do evento ao calendário com essa nova proposta significa muito para as entidades locais, que precisam constantemente do estímulo ao voluntariado junto à comunidade.

O evento permanece na data máxima da festa: 29 de junho, dia de São Pedro, padroeiro da cidade. O início do almoço está marcado para as 13h, no Bom Gosto Sport Bar, no bairro Paraíso, com show do cantor Giovanni Alves.

Ao violão, ele vai mostrar clássicos nacionais lançados nos anos oitenta. “Preparei um repertório bem variado. Tem desde Caetano Veloso até Legião Urbana”, anuncia o músico. Outro destaque da apresentação será a lista especial com canções de Roberto Carlos.

O cardápio é do Bom Gosto Buffet e inclui batatas gratinadas ao queijo parmesão, arroz à grega, farofa brasileira, filé de frango ao molho Catupiry e lagarto ao molho madeira.

Os convites estarão à venda a partir desta segunda-feira (19), e o valor por pessoa é R$70. Basta comparecer à sede da associação, no bairro São Geraldo. Mais informações estão disponíveis pelo telefone 3522-2307, em horário comercial.

 

 

Foto: Geovanni Alves – Arquivo Pessoal

Legenda: O evento ocorre no próximo dia 29, no bairro Paraíso, com show de Giovanni Alves.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *