FESTA DO CABOCLO BERNARDO E 26º ENCONTRO DE BANDAS DE CONGO MOVIMENTAM REGÊNCIA

Eventos, que buscam resgatar e difundir as raízes culturais capixabas, contarão com o apoio da Samarco

Entre os dias 3 e 5 de junho, acontece em Regência a Festa do Caboclo Bernardo e o 26º Encontro de Bandas de Congo, eventos que buscam resgatar e difundir as raízes culturais capixabas.

A festa conta com o apoio cultural e realização da Samarco, por meio do programa de ‘Turismo, Cultura, Esporte e Lazer’, um dos 41 programas que constam do acordo assinado entre a empresa, suas acionistas (Vale e BHP Billiton), os governos federal, de Minas Gerais e do Espírito Santo e outros entes governamentais.

A festa é uma homenagem ao herói nacional Caboclo Bernardo, descendente indígena da Mata Atlântica Capixaba. Dentro da programação do evento, acontecerá o 26º Encontro de Bandas de Congos, no domingo (5/6), com 23 grupos folclóricos já confirmados.

Além do Encontro, está previsto show com a tradicional banda de reggae Tribo de Jah e Banda Casaca, grupo capixaba de raiz no Congo. Estão previstas, ainda, a realização de oficinas de confecção de tambores e ganzás (instrumentos típicos do Congo); exposição de artesanato; exposição de artistas naïfs de Regência e apresentação do Auto do Caboclo Bernardo da Cia de Artes Regência Augusta, grupo formado por artistas locais que contam toda a trajetória do pescador regenciano que entrou para o rol dos heróis nacionais.

A festa do Caboclo Bernardo é uma realização da Associação dos Moradores de Regência (Amor), da Associação Cultural Congo de Regência, da Associação Comercial de Regência, do Projeto Tamar e da Samarco. O evento conta com o apoio cultural do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio das secretarias de Estado da Cultura e do Turismo, além das associações de artesanato de Regência, de pescadores e de surf de Regência, de times de futebol de Regência, da Igreja Católica de Regência, da Associação de Surf de Linhares (ASL) e da Prefeitura de Linhares.

Sobre o Acordo (Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta)

O Acordo foi assinado no dia 2 de março – e homologado no dia 5 de maio – pela Samarco, seus acionistas (Vale e BHP Billiton), governos federal, dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo e outras entidades para acelerar a implementação coordenada de medidas de recuperação social, ambiental e econômica das regiões atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão, em novembro de 2015.

O acordo prevê a criação de uma Fundação de direito privado que ficará responsável pela implantação dos 41 programas reunidos em duas principais frentes de trabalho, uma socioeconômica e outra socioambiental. O documento concentra as ações emergenciais que vêm sendo adotadas pela Samarco desde novembro e propõe novos projetos, que serão gerenciados pela Fundação.

 

Desde o rompimento da barragem de Fundão, a Samarco tem realizado uma série de ações para tratar os impactos socioambientais e socioeconômicos nos estados do Espírito Santo e de Minas Gerais.

Em Regência, a Samarco distribuiu cartões de auxílio emergencial para trabalhadores que dependiam diretamente do Rio Doce e que tiveram sua atividade impactada. Além disso, uma série de reuniões foram realizadas junto à comunidade para discutir ações para fortalecer o turismo na localidade. Uma das ações foi o apoio da Samarco ao Projeto Verão Foz do Rio Doce, em janeiro deste ano.

 

PROGRAMAÇÃO

 

03/06 – SEXTA-FEIRA

18h – Concentração da Banda de Congo São Benedito de Regência e Banda de Congo Mirim da Escola. Cortejo até a Tenda Cultural

19h – Abertura com a apresentação das Bandas de Congo e Recital Poético – Tenda Cultural

·         Exposição do Artesanato Local;

·         Exposição dos artistas naïfs de Regência e exibição de filmes na parede do Museu Histórico de Regência.

19h30 – Apresentação Teatral Perna Cabeluda e Zé Grilo – na Praça Caboclo Bernardo

20h40 – Show Di Bandeja

22h30 – Show Simininu

00h – Show Tribo de Jah

 

04/06 – SÁBADO

10h às 22h – Funcionamento da Tenda Cultural com Oficinas Artístico-Culturais – Tenda Cultural

14h – Campeonato de Futebol Caboclo Bernardo

15h – Atividades Esportivas e Culturais (Capoeira) – Praça do Farol

20h – Apresentação da peça Auto do Caboclo Bernardo – em frente à Igreja Católica

21h30 – Show Trio Rocha o Nó

22h30 – Show Natividade

00h – Show com a banda CASACA

 

05/06 – DOMINGO

8h – Acolhimento dos grupos folclóricos – Casa do Congo de Regência

10h – “Furdunço de Ritmos” com a apresentação dos grupos folclóricos – em frente à Igreja Católica

11h30 – Confraternização dos grupos folclóricos – na Casa do Congo

12h – Chegada da caminhada ecológica “Passos do Caboclo Bernardo” e passeio ciclístico “Caboclo Bernardo”

13h – Apresentação individual das bandas – na Praça Caboclo Bernardo

15h – Cortejo de despedida dos grupos folclóricos pela Avenida Caboclo Bernardo até a entrada de Regência

16h – Encerramento do evento e despedida – Pousada da Tia Mariquinha, na entrada de Regência

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *