GASTRONOMIA: da garanguejada à jantinha

 

Restaurantes variam cardápios para ganhar o cliente e os frutos do mar e a comida mineira são os pratos mais procurados pelos turistas

Nesse verão com as praias lotadas de turistas que vêm de vários estados, o litoral está ditando o que comer e onde comer bem e preços variam do escolhem. Uma boa moqueca de badejo é diferente de uma de peroá, é claro, mas ambas são deliciosas e em se tratando de culinária os capixabas ditam o tempero.

Têm para todos os gostos, receitas e temperos que quem prova volta. São inúmeras casas que oferecem de tudo, ambiente climatizados, WI-FI, bons preços, qualidade, exposições fotográficas, passeio de helicóptero e formas de pagar diferenciadas.

Para quem quer à noite uma jantinha caseira ou apenas tomar um caldo, o Restaurante Leões de Minas, situado no Piúma Praia Shopping é o endereço certo. “O cardápio é bem variado, tenho omeletes, trabalho com massas, porções, peixes, sanduíches, além do almoço e os caldos. Se chegar às 16h querendo almoçar vai comer bem, se não estiver pronta, eu mesma vou para a cozinha, providencio tudo e o cliente vai comer a comida fresca, tudo feito na hora. Constantemente fazemos comida até às 22h. Aqui em Piúma o meu negócio é servir bem e deixar o cliente satisfeito”, disse Marisa do Leões de Minas.

A jantinha que o Leões de Minas acabou de lançar, foi devido ao atendimento ao público nos três verões passados com pratos montados. “Só que não tinha como atender a demanda com o tempo que o turista precisava, eu resolvi fazer a jantinha e tem dado muito certo, ele mesmo se serve e não precisa esperar o prato ficar pronto”, disse.

Leões de mInas 4 (1) Leões de mInas 4 (2) Leões de Minas 7 (2)

O recém-inaugurado Estrela do Mar, no final da Praia, em Piúma está apostando na tradição das culturas que passaram pela região. Lá é possível se deliciar com uma caranguejada e uma moqueca de sururu. “Temos de valorizar a nossas raízes e proporcionar comodidade e opções aos nossos clientes”.

download (1)

Para quem quer apenas saborear um delicioso prato com filé mignon de exportação, um peroá frito com molho de camarão ou um bacalhau do escritor, o restaurante Churraskone & Camarone, na orla da praia em Piúma, é o lugar ideal. A casa, além de espaço climatizado, com dois ambientes e vista para o mar, tem um jardim nos fundos que passa a ideia do quintal da casa da gente. Além de deliciosos pratos, os petiscos como a porção de bolinhos de bacalhau, entre outros, são tradicionais que não podem faltar.

1533835_552065631626369_4942419852011530430_n 10418541_871615352931861_5587799724204909949_n

O Restaurante Palace, em Piúma, também traz um cardápio variadíssimo onde a comida árabe e o salmão são respeitados na tradição da casa. “Não sai um prato sem que eu olhe os detalhes. O nosso cliente é a nossa satisfação. Temos mais de 20 saladas, churrasco, moquecas, salmão, que é o carro chefe, e comida árabe’, disse Rosangela Viváqua, empresária, proprietária da casa.

Moqueca à moda da casa, churrasco e comida caseira

 

moquecas 2] moquecas papacos 2

Em Anchieta, a gastronomia é um misto dos produtos da agricultura familiar com os frutos do mar. Cada casa tem o seu diferencial, mas há aqueles que também oferecem comida japonesa, mineira e o tradicional churrasco. Tempero simples como uma abobrinha verde ou mesmo um churrasco de picanha caprichado é possível saborear no Restaurante Novo Sabores.

O Batelão, na Praia dos Castelhanos, aposta na moqueca capixaba e tem uma receita só dele além de outras moquecas. Já, o Papaco’s Restaurante, também na charmosa Praia dos Castelhanos, além da casa rústica oferece uma diversidade de pratos que passa pela comida mineira à capixaba. Tudo preparado com o maior carinho e música ao vivo à noite, sob o comando de Dalva da Matta. “Nossa casa foi pensada em cada um que quer comodidade e cardápios únicos. Os nossos carros chefes: a picanha completa, o filé à parmegiana e a moqueca à moda da casa, com badejo, lagosta, camarão e sururu”, disse Dalva.

lagosta do batelão Lagosta gratinada lagosta batelãio 6 batelao 4 batelão 8

Caranguejada, moquecas de sururu, de camarão, lagosta gratinada, tortas de bacalhau, lasanhas, carne seca com abóbora, feijão tropeiro, costelinha de porco, couve, camarão empanado, ao peroá completo. São delícias a perder de vista por esse imenso litoral.

Quem quer comer e comer bem está no lugar certo, as riquezas da agricultura no entorno os balneários e a imensidão de frutos do mar, proporcionam cardápios com centenas de pratos diferentes. Além dos inúmeros restaurantes, os bares, lanchonetes, quiosques e pizzarias estão fazendo de tudo para o turista se sentir em casa e voltar das férias, no mínimo com um pesinho a mais.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *